quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Viver em lugares “verdes” deixa as pessoas mais felizes


Postado em fev. 12 2016 - 2:56pm por Jornal da Chapada


fot6
A pesquisa foi baseada em dados de mais de 10 mil pessoas que se mudaram para áreas verdes, 
coletados entre 1991 e 2008 | FOTO: Site Bahia WS |


A vida no campo, em contato com a natureza, nos dá a ideia da paz de espírito e felicidade. Mas antes isso era algo que estava em nosso inconsciente coletivo, algo como a sabedoria popular. No entanto, um estudo produzido pelo Centro Europeu para Meio Ambiente e Saúde Humana, publicado em 2015, constata que quem mora próximo da natureza tem mais qualidade de vida e, portanto, são mais felizes mesmo, do que quem mora nas grandes cidades.

A pesquisa foi baseada em dados de mais de 10 mil pessoas que se mudaram para áreas verdes, coletados entre 1991 e 2008. Os pesquisadores concluíram que, após a mudança, as pessoas demonstraram menor cansaço mental, menores índices de depressão e mais qualidade de vida.

Os cientistas compararam ainda o impacto da transição com outros fatores que incrementam o bem-estar das pessoas. Assim, morar próximo da natureza representa ter um terço da felicidade que se sente ao se casar, por exemplo. Jornal da Chapada com informações de Ecodesenvolvimento.org.


Assista ao vídeo abaixo, que possui o comentário do psicólogo ambiental Mathew White sobre os resultados do estudo (em inglês):
 

Investigating the impacts of urban green spaces on wellbeing from ECEHH on Vimeo.

Nenhum comentário: