quinta-feira, 24 de março de 2016

Ex-treinadores revelam a mentira do SeaWorld sobre a saúde de Tilikum

Por Ameena Shelling / Tradução de Marli Vaz de Lima

No último dia 17, o SeaWorld anunciou uma decisão histórica de acabar com seu programa de reprodução de orca cativa. Enquanto a mudança é um enorme passo à frente para o SeaWorld, parece que ainda não sabemos se o parque realmente está sendo transparente - e parece que o SeaWorld ainda está mentindo sobre a saúde de suas orcas.

Na sequência das notícias da semana passada de que o sua mais famosa orca, Tilikum, estava doente devido supostamente a uma infecção pulmonar, o parque lançou um vídeo sobre sua condição atual. Nele, o SeaWorld culpa o parque marinho do qual comprou Tilikum pelos seus famosos dentes danificados, que se romperam em pequenos tocos.

"Tili veio do Sealand do Pacífico", Kelly Flaherty Clark, Diretora de treinamento animal do SeaWorld, diz no clipe. "Seus dentes, eles pareciam muito com o que são hoje. Eles precisavam ser cuidados. Então começaríamos a cuidar de seus dentes assim que ele nos permisse treiná-lo para esse comportamento."
SeaWorld treinadores mentiras saude tilikumMembros da equipe do SeaWorld cuidam dos dentes quebrados de Tilikum. (Foto: YouTube/SeaWorld Parks & Entertainment)
Mas vários ex-treinadores de orcas dizem que o SeaWorld está mentindo e que é o único responsável pelo que o próprio parque descreve como “problemas crônicos de dentes” de Tilikum."

"É um absurdo que Kelly Flaherty Clark dissesse que os dentes de Tilikum estavam nas mesmas condições de quando ele chegou a Orlando", o ex-treinador de orcas Steve Huxter, que trabalhou com Tilikum no Sealand do Pacífico antes do parque fechado no início de 1990, disse o Dodo. "Os dentes de Tilikum estavam em perfeitas condições quando ele foi transferido para o SeaWorld em 1992."

Huxter também disse que Flaherty Clark deveria saber isso, já que ela passou quatro a seis semanas trabalhando com Huxter em Sealand. "Kelly estava no Sealand antes da transferência de Tilikum, para trabalhar comigo e com minha equipe na preparação das orcas para a transferência", disse ele. O SeaWorld não respondeu a um pedido de comentário.

Ex-treinadores do SeaWorld também se manifestaram contra a alegação do parque. Dean Gomersall, um treinador de mamíferos marinhos que trabalhava no SeaWorld Orlando quando Tilikum chegou ao parque em 1992, compartilhou duas fotos no Facebook presumivelmente  mostrando Tilikum após a sua chegada ao SeaWorld, e em seguida nos últimos anos. Tilikum, que pode ser identificada na imagem anterior pela dupla mancha única em sua pálpebra, parece ter tido dentes saudáveis e pontudos quando ele chegou.

SeaWorld treinadores mentiras saude tilikum2E seus dentes, eles se parecem muito com o que são hoje - Kelly Flaherty Clark treinadora do SeaWorld. (Foto: Facebook/Dean Gomersall)
É conhecido há tempos que o programa de cativeiro do SeaWorld pode causar estragos em dentes de orcas. Estressado pelo cativeiro e com tédio, as orcas, muitas vezes, roem as bordas de seus tanques, fraturando seus dentes longos e afiados.


O dano não é apenas estético. As fraturas expõem a polpa do dente, que pode se tornar um portal para que as bactérias entrem na corrente sanguínea e levem a problemas cardíacos, pneumonia, sepse e morte. Funcionários do  SeaWorld executam um tipo de "canal de raiz" para limpar o tecido. Para o resto de suas vidas, as orcas feridas, como Tilikum, devem ser submetidas a limpezas diárias para limpar os tocos de dentes expostos - um procedimento que pode ser visto no vídeo do SeaWorld.


"Não é uma experiência agradável," Dr. Heather Rally, veterinário de mamíferos marinhos que trabalha com a organização PETA, disse ao The Dodo no ano passado sobre as presumivelmente dolorosas limpezas diárias. "Leva muito tempo para treinar estes animais para suportarem algo parecido com isto."


Esta não é a primeira vez que o SeaWorld mentiu sobre os dentes das suas orcas. O parque disse que a má dentição é normal em orcas selvagens, mas orcas selvagens são raramente encontradas com dentes como Tilikum. A única exceção parece ser uma pequena subpopulação de orcas selvagens que se alimentam de raias de pele-dura e de skates (tipo de raia), e mesmo assim o dano não é tão grave.


SeaWorld treinadores mentiras saude tilikum3Uma das orcas do SeaWorld com dentes perfurados. (Foto: PETA)
O SeaWorld também revela no vídeo que, apesar de sua doença, Tilikum ainda está atuando em espetáculos de orcas do parque - embora a empresa deu a entender que Tilikum foi quem decidiu participar.

"Nós tendemos a levar nossos dias no sentido de fazer as coisas que ele realmente parece estar interessado de alguma forma," Daniel Richardville, um supervisor de treinamento animal, diz no vídeo. "Então, com base no seu estado de saúde e com base no seu comportamento durante o dia, há certas coisas que podem ser super divertidas para ele. 

 Então, se ele está pronto para sair, fazer um show e molhar as pessoas, eu fico animado para fazer aquilo com ele. Se ele está mais animado para sair e ganhar uma massagem nas costas e brincar com um de seus brinquedos favoritos, adivinhe que o que nós vamos fazer. "

O SeaWorld também diz no vídeo que as bactérias encontradas nos pulmões de Tilikum são encontradas em cetáceos selvagens - embora, como o parque não divulgou o nome das bactérias, é impossível confirmar se isso é verdade. O que se sabe é que as infecções parecem ser mais comuns em mamíferos marinhos de cativeiro devido à má qualidade da água e ao estresse - como a infecção que matou a filha de 18 anos de idade de Tilikum, Unna, no início deste ano.
SeaWorld treinadores mentiras saude tilikum4Foto: YouTube/SeaWorld Parks & Entertainment
É claro que, de acordo com o SeaWorld, Tilikum está melhor em seu pequeno tanque em cativeiro do que estaria se ele nunca tivesse sido capturado. "Se Tilikum tivesse apresentado esta doença em estado selvagem, não há dúvida em minha mente que ele teria partido há muito tempo," diz Dr. Scott Gearhart, veterinário do SeaWorld.

Seja qual for a causa, a saúde de Tilikum não é parece boa. "Eu gostaria de poder dizer que eu estava tremendamente otimista sobre Tilikum e seu futuro", afirma  Gearhart. "Mas ele tem uma doença que é crônica e progressiva e que em algum momento pode causar a sua morte. Nós não encontramos uma cura para esta doença até o momento."

De acordo com o SeaWorld, Tilikum vem recebendo cuidados veterinários de alto nível.

 "Com os altos e baixos da vida que temos vivido com ele, tem sido o nosso dever garantir que nós lhe damos o máximo de cuidado que podemos", diz Richardville.

Mas isso não é como aqueles que estão de fora do círculo interno do SeaWorld veem. "O que está acontecendo com Tili agora é tão triste e desnecessário", Gomersall, ex-treinador SeaWorld, escreveu no Facebook. "No entanto, eles ainda vomitam mentiras."

Fonte: The Dodo

Nenhum comentário: