sexta-feira, 22 de abril de 2016



Foca que estava presa em rede de pesca fica feliz ao ser libertada

Por Solon Kelleher / Tradução de Juliana Soares


Quando uma curiosa foca cinzenta se enroscou em uma rede de pesca no início desta semana, ela ainda não imaginava a aventura que estava prestes a viver. Mas, graças a algumas pessoas que a viram presa ao emaranhado de cordas, ela teve uma rara chance de dar uma olhada no mundo dos humanos e ter um final feliz.

A organização SPCA - The Society of the Prevention of Cruelty to Animals (Sociedade para a Prevenção da Crueldade contra os Animais) da Escócia recebeu o chamado vindo de Cruden Bay, onde os resgatistas ficaram chocados com o que viram.
ESCOCIA leaomarinho rede 01
“A quantidade de rede de pesca presa ao pescoço dela era a maior que eu já havia visto”, John Carle, inspetor chefe da SPCA da Escócia, disse em uma declaração ao site The Dodo.
ESCOCIA leaomarinho rede 02
Com rede e tudo, a pesada foca precisou de três membros da SPCA e quatro voluntários prestativos do público para ser carregada até o veículo de transporte.
Ela foi levada até o centro de resgates da SPCA em Drumoak, onde a rede foi removida por completo e foi declarada em bom estado de saúde.
“Felizmente não houve nenhum ferimento e nós pudemos devolvê-la à natureza em pouco tempo”, afirmou Carle, ressaltando que se não fosse encontrada, a foca poderia ter sofrido cortes e infecções resultantes dos ferimentos.
A foca parecia entusiasmada dentro da caixa de transporte para cães, a qual a SPCA usou para transportá-la de volta à praia.
ESCOCIA leaomarinho rede 03
A equipe da SPCA inclinou a caixa de transporte para encorajá-la a voltar para o seu lar.
ESCOCIA leaomarinho rede 04
Antes de partir nadando em direção ao Mar do Norte, a pequena foca macho olhou para trás e se despediu dos humanos que a salvaram.
ESCOCIA leaomarinho rede 05
Finalmente, com seu corpo batendo contra as ondas, ela nadou de volta ao oceano selvagem, aonde ela pertence.
ESCOCIA leaomarinho rede 06
Se você encontrar um animal preso a uma rede de pesca ou encalhado na praia, saiba que há profissionais treinados para ajudar. Aqui há uma lista de contatos para comunicar animais selvagens necessitados. No Brasil, entre em contato com o órgão responsável pelo resgate de animais silvestres de sua região.


Fonte: The Dodo

Nenhum comentário: