sexta-feira, 1 de abril de 2016

Procura-se Engenheiro com Mestrado para dar aulas em curso voltado para o tema de Estradas e contenções extremas.

Procura-se Professor(a) com Doutorado ou no mínimo Mestrado para lecionar duas disciplinas em curso voltado para o tema de Estradas e contenções extremas. Das duas matérias, a primeira refere-se ao ciclo de vida de projetos de estradas e a segunda deve refletir o aspecto da contenção extrema.

O professor ou Professora deve ter seguinte perfil: formação em engenharia civil com (mestrado e/ou doutorado, mínimo mestrado) com experiência em construção de estradas, ou formação de engenheiro com experiência em construção de estradas.

A intenção é que um só professor ou professora lecione as duas matérias, a menos que isso não seja possível, então um(a) professor(a) para cada matéria. Se puder orientar monografias a pessoa receberá também por esse trabalho.

No caso da segunda matéria ela precisa ser reformulada para refletir a experiência brasileira de licenciamento de estradas e de estradas que contenham contenções (onde normalmente em grandes chuvas podem ocorrer deslizamentos).

Ementa das duas disciplinas:

1. Ciclo de vida de projetos de estradas
Ementa ;
Características do ciclo de vida de um projeto; fases de um projeto de estradas; aprovação das fases; estudo de impactos ambientais provocados pelas estradas; trabalho técnico e entregas de cada fase; transição de fase; cost containments e sustentabilidade em projetos de estradas; atores envolvidos em cada fase; encerramento, manutenção corretiva e manutenção evolutiva.

Conteúdo Programático:
- Análise de viabilidade econômica;
- Análise de viabilidade ecológica;
- Gerenciamento de obras;
- Governança de sistemas viários;
- Análise de riscos.

Bibliografia

HELDMAN, Kim. Gerência de projetos. 3ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 2004.
CONFORTO, Sérgio; SPRANGER, Mônica. Estimativa de custos de investimentos para empreendimentos industriais. Rio de Janeiro: Taba Cultural, 2002.

CURY, Marcus Vinicius Quintella. Análise de projetos. Apostila Curso de Especialização em Transporte Ferroviário de Carga, IME, 2008.

BRASIL. Departamento Nacional de Estradas de Rodagem. Diretoria Geral. Assessoria Técnica. Gerência de Custos Rodoviários. Manual de custos rodoviários. Brasília, 1998. 14 v,
V.1: metodologia e conceitos.

Observação: caso exista bibliografia mais relacionada a essa matéria precisa ser incluída, ou retirada uma que não seja relacionada, para poder constar o livro mais adequado.


2. Certificação (licenciamento) Ambiental

Ementa:
O conceito de certificação ambiental; principais certificações ambientais e suas implicações em projetos de estradas.

Conteúdo Programático
- Estudo de caso: impedimento de duplicação do trecho serrano da estrada Rio-Teresópolis;
- Iluminação;
- Desmatamento;
- Ameaça à fauna.
- Outros tópicos necessários

Bibliografia

A definir pelo professor.
Observação: a ementa da segunda disciplina seguramente terá de ser melhorada. Sugere-se que o estudo de caso seja mantido e ampliando para mais um ou dois que mostrem a necessidade de contenções extremas (trechos de estradas federais e estaduais em serras ou montanhas.

E-mail para: jmreganhan@gmail.com

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