sábado, 7 de maio de 2016

Depois do assassinato do lindo leão Cecil, o urso mais famoso e fotografado do Yellowstone Park é morto a tiros

 06/05/2016 18h49

Scarface tinha 25 anos e nunca atacou ninguém, segundo funcionários.


Caça de urso-cinzento é proibida nos EUA e caso está sendo investigado.

Do G1, em São Paulo
Scarface, o urso mais conhecido do Yellowstone National Park, em foto de outubro de 2005 (Foto: Ray Paunovich via AP, File)Scarface, o urso mais conhecido do Yellowstone National Park, em foto de outubro de 2005 (Foto: Ray Paunovich via AP, File)
Funcionários do Yellowstone National Park confirmaram esta semana que um urso-cinzento encontrado morto a tiros no fim de novembro do ano passado era Scarface, o mais conhecido e fotografado dos ursos do parque.

Identificado como número 211, ele tinha esse apelido entre os visitantes por suas cicatrizes do lado direito do rosto, provavelmente após alguma briga com outro urso. O animal era considerado calmo e se tornou famoso por se aproximar das pessoas sem oferecer riscos, sendo filmado e fotografado sem se incomodar.

Scarface tinha 25 anos, idade atingida por menos de 5% dos ursos do parque, e funcionários que o monitoravam acreditavam que ele morreria de velhice em breve. Desde que tinha dois anos, em 1992, ele foi capturado, avaliado e libertado 17 vezes.

Segundo um visitante do parque que publicou um vídeo do urso, James Chagares, muitos diziam que ele se aproximava de armadilhas em busca de comida mesmo sabendo que seria preso, porque já estava acostumado a ser libertado logo em seguida.

Matar um urso-cinzento é proibido nos EUA, a não ser em casos de legítima defesa. Mas, por seu temperamento tranquilo e sua frágil condição de saúde – ele pesava atualmente cerca de 150 quilos, em vez dos mais de 270 que chegou a ter – especialistas acham improvável que Scarface tenha tentado atacar alguém.

A morte do urso está sendo investigada pelo Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA.

Nenhum comentário: