Por Christian Cotroneo / Tradução de Alice Wehrle Gomide
Não demorou muito para os camponeses do sul da Índia perceberem que havia um problema com o abastecimento de água. Era muito incomum que o poço local desse uivos como em um pesadelo e fizesse sons estridentes.
Quando alguém olhou pela borda, o problema foi rapidamente identificado.
Pois é. Leopardo no fundo do poço.
Como exatamente um leopardo conseguiu ficar preso no fundo de um buraco de 18 metros não ficou imediatamente claro. Mas o que era óbvio? O animal logo iria se afogar.
Alguém jogou um maço de galhos dentro do poço para agir como um salva-vidas – e o leopardo fêmea de três anos de idade prontamente subiu nele.
Logo, chegou a essa pequena vila em Maharashtra, Índia, uma equipe do Wildlife SOS, uma organização de resgate com histórico de salvar animais de situações muito ruins.
O grupo, liderado pelo veterinário Ajay Deshmukh e acompanhado pelos agentes do departamento ambiental do estado, percebeu que retirar um animal selvagem claramente nervoso e agitado de dentro de um buraco muito profundo não seria uma tarefa fácil.
“Devido à falta de redes de proteção apropriadas”, um agente do departamento ambiental disse em um comunicado de imprensa, “um grande número de poços nas vilas rurais de Maharashtra permanecem expostos, aumentando o risco de animais selvagens ficarem presos dentro deles”.
A equipe optou por baixar um caixote até o leopardo em apuros.
Mas no começo, o caixote pendurado não passava exatamente a mensagem de ‘Aqui para ajudar!’ para o animal. Ao invés disso, ele parecia estar deixando o leopardo bravo o suficiente para tentar dar uns golpes – golpes que o desequilibravam perigosamente.
Mas com a persistência dos seus resgatistas, o leopardo ficou um pouco mais curioso sobre a caixa. Ou, ao menos, ele percebeu que suas opções eram quase nulas. E o quase já tinha ido embora.
O leopardo finalmente pareceu aceitar sua salvação, primeiro mordendo um pouco a borda antes de pular para dentro.
Durante a operação de resgate de três horas, o leopardo permaneceu desafiadoramente bravo com tudo e com todos. Mas, sem a resposta rápida dos resgatistas, seus dias teriam acabado naquele poço.Vejam o video:
https://youtu.be/1f-VzIDygbo
“Leopardos são frequentemente vistos nessa área”, Kartick Satyanarayan, fundador do Wildlife SOS, disse em um comunicado de imprensa. “Existem muitos campos de cana que fornecem um esconderijo seguro para esses animais, que estão lutando para encontrar um ponto de apoio nas florestas que estão desaparecendo devido à invasão injustificada de seu habitat natural”.
Depois de um detalhado checkup médico no Manikdoh Leopard Rescue Centre, dirigido pela Wildlife SOS, ele foi libertado novamente na natureza. E os camponeses conseguiram usar o poço novamente, sem terem que se preocupar em deixar um leopardo bravo.
A Wildlife SOS India salva a vida de incontáveis animais, como este leopardo, a cada ano.
Fonte: The Dodo
Nenhum comentário:
Postar um comentário