- quinta-feira, 02 fevereiro 2017 15:54
- Por Duda Menegassi
Para dar o bom exemplo e mostrar que todos podem sim, desfrutar das belezas naturais, selecionamos cinco parques brasileiros que mostram que a natureza está ao alcance de todos.
Confira nossa lista de cinco parques que oferecem atrativos com acessibilidade:
Parque Nacional de Ubajara (CE)
Recém inaugurada, a trilha Ibiapaba, no Parque Nacional de Ubajara, no Ceará, permite acesso total de pessoas com dificuldades de locomoção. A nova trilha garante que todos poderão desfrutar das belezas da Caatinga preservadas dentro do parque. Outro atrativo do parque, a trilha da Samambaia também foi revitalizada para facilitar o acesso de pessoas com dificuldade de mobilidade. Criado em 1959 e com quase 6.300 hectares de extensão, a entrada no parque é gratuita, portanto, está acessível também aos bolsos, não tem desculpa para não visitar!
Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO)
No coração do Cerrado brasileiro, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, inaugurou em 2015 uma trilha suspensa com acessibilidade total a pessoas com dificuldades de mobilidade. O trecho leva a um dos principais atrativos do parque, as Corredeiras, onde é possível tomar banho nas águas do Rio Preto. Para facilitar ainda mais o acesso, os visitantes que se enquadrarem no Estatuto da Pessoa com Deficiência poderão entrar no parque com carro próprio (4×4) até o início da trilha.
Parque Natural Municipal da Catacumba (RJ)
Vizinho à Lagoa Rodrigo de Freitas, o Parque Natural Municipal da Catacumba oferece aos visitantes com dificuldade de locomoção a possibilidade de trilhar em um trecho da unidade. O percurso acessível à deficientes e também para pessoas com carrinhos de bebê, partiu de solicitações dos visitantes para facilitar o desfrute desse cartão-postal carioca.
Parque Nacional da Tijuca (RJ)
O Parque Nacional da Tijuca, localizado no coração da Cidade Maravilhosa, possui desde 2011 uma trilha adaptada para pessoas com deficiências físicas. O percurso foi idealizado em parceria com o Instituto Terra Brasil. A trilha chamada Caminho Dom Pedro Augusto fica no Setor A do parque, Floresta da Tijuca e é mais larga do que as trilhas convencionais. O trajeto começa nos Jardins dos Manacás, passeia em meio às árvores da Mata Atlântica e termina perto da sede administrativa do parque.
Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (PE)
As belezas do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha são famosas mundo afora, e desde 2013 as famosas praias do parque estão acessíveis para os visitantes com deficiências de locomoção ou mobilidade reduzida. O parque conta com cadeiras de rodas anfíbias – capazes de andar tanto na areia quanto entrar na água – e com uma esteira de 30 metros que permite acesso dos visitantes ao mar da baía do Sueste. Também há banheiros adaptados e existem profissionais treinados à disposição dos visitantes para auxiliá-los durante o banho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário