quarta-feira, 15 de março de 2017

Celebre o Dia da Água com os parque estaduais paulistas


O Dia Mundial da Água é celebrado no dia 22 de março. A data é uma oportunidade para refletir sobre a fundamental importância da água em nossas vidas. Desta forma, a Fundação Florestal, órgão responsável pelas unidades de conservação no Estado de São Paulo, preparou uma programação diversificada para falar sobre o tema e conscientizar a população. Serão realizadas palestras, atividades lúdicas, trilhas, exposições, contação de historia e muito mais. Algumas atividades são abertas ao público e outras são direcionadas para escolas da região.

Confira a programação:
Reservatório Paulo de Paiva Castro. Parque Estadual Juquery. Foto: Francisco de Assis Honda/Fundação Florestal
Reservatório Paulo de Paiva Castro. Parque Estadual Juquery. 
Foto: Francisco de Assis Honda/Fundação Florestal

Durante todo o dia 22, funcionários, parceiros e voluntários do Parque Estadual Juquery (SP) realizarão a VI Megaoperação de Limpeza do Reservatório Juquery/Paulo Paiva Castro, no município de Franco da Rocha. Este reservatório é responsável pelo abastecimento de mais de seis milhões de pessoas na região metropolitana de São Paulo. O evento tem por objetivo fiscalizar, monitorar e retirar resíduos descartados de forma irregular ao longo dos 8 km da represa dentro dos limites da unidade de conservação. Os interessados em ser voluntários na ação podem obter mais informações no telefone (11) 4449-5545.
Cachoeira dentro do Núcleo Cunha do Parque Estadual da Serra do Mar. Foto: Fundação Florestal
Cachoeira dentro do Núcleo Cunha do Parque Estadual da Serra do Mar. Foto: Fundação Florestal

O Parque Estadual Serra do Mar (SP) realizará diferentes atividades em cada um dos seus núcleos. No Núcleo Caraguatatuba, a exposição Proteja os Mananciais ensina aos visitantes o que é um manancial e qual a importância de protegê-lo. Das 08h30 às 17h00, o evento gratuito e aberto ao público também apresenta as principais ameaças à produção de água para o consumo, além de algumas alternativas à sua recuperação e preservação. Para mais informações, o contato se dá pelo telefone (12) 3882-5999.


O Núcleo Picinguaba organizará a II Semana Temática das Águas e Florestas. O evento contará com a participação das escolas municipais locais em atividades de trilhas interpretativas e plantio de mudas nativas. Para o público em geral haverá exibição de filmes e palestras. No dia 23/03, às 14h00, será exibido o filme A Lei da Água, seguido de uma roda de conversa sobre o tema. No dia 24, às 14h00 acontece a palestra Dinâmica e estrutura de populações vegetais, com o pesquisador da Unicamp, Lucas Rosa. Mais detalhes no e-mail pesm.picinguaba@fflorestal.sp.gov.br .


No Núcleo Cunha será realizada a sexta edição de seu Projeto Agenda Ambiental que, das 08h às 11h00, receberá alunos das escolas municipais e estaduais de seu entorno para atividades como: palestras, exibição de vídeos educativos e um passeio pelo parque. Enquanto isso, o Núcleo Curucutu, em Parelheiros, realizará o evento aberto ao público Unidades de Conservação e a Proteção de suas Nascentes – Curucutu: A Importância de suas Nascentes. Entre 09h00 e 16h00, o dia será marcado por palestras, vídeos e um passeio pela Trilha da Bica, com foco no rio Embu Guaçu, que contribui para o abastecimento da represa Guarapiranga. Os interessados devem agendar a presença pelo telefone (13) 3422-5657 ou pelos e-mails

pesm.curucutu@fflorestal.sp.gov.br e pesmcurucutu@gmail.com.
As atividades do Dia Mundial da Água coincidirão com as comemorações do aniversário de criação do Núcleo Padre Dória. De 20 a 26 de março, serão realizadas atividades de educação ambiental, trilhas, exposições temáticas e roda de conversa. Entre 20 e 24/03, as exposições Água na Medida Certa e Proteja os Mananciais estarão abertas às escolas municipais locais. No dia 25/03, à partir das 08h00 acontecem atividades de educação ambiental na Trilha do Guardião, além de uma roda de conversa com a comunidade do entorno e exposição Eco Cidadão, na Sede da Associação do Bairro do Pintos (UMAP).


Por fim, às 09h00 do dia 26/03, acontece uma atividade de educação ambiental aberta ao público, mediante agendamento prévio, na Trilha do Guardião, assim como as exposições que neste dia estarão hospedadas na sede da Secretaria de Meio Ambiente. Para os eventos abertos, as inscrições devem ser feitas até 24/03 pelo e-mail pesm.padredoria@fflorestal.sp.gov.br. Para mais informações o telefone é (11) 4696-0981.


Parque Estadual De Campos do Jordão. Foto: Fundação Florestal
Parque Estadual De Campos do Jordão. Foto: Fundação Florestal

Entre os dias 25 a 27/03, o Parque Estadual Campos do Jordão (SP) realizará a Oficina Dia da Água 2017, direcionada para a capacitação de professores. O objetivo é a promoção do conhecimento sobre a hidrologia da Bacia do Rio Grande, onde o município está inserido. Ao final do curso, será realizado um Workshop de exposição dos trabalhos e debate sobre resultados. Os interessados podem se inscrever de 20 a 22/03, pelos telefones (12) 3663-3762, (12) 3663-1977 e (12) 3663-3804.
Guará Vermelho na Área de Relevante Interesse Ecológico Guará. Foto: Fernanda de Franco/Fundação Florestal
Guará Vermelho na Área de Relevante Interesse Ecológico Guará.
 Foto: Fernanda de Franco/Fundação Florestal

De 20 a 24 de março, a Área de Proteção Ambiental Marinha Litoral Sul (SP), a Área de Relevante Interesse Ecológico Guará (SP) e o Parque Estadual Lagamar de Cananéia (SP) participarão do evento organizado pelo Comitê de Bacias do Vale do Ribeira e Litoral Sul. As unidades de conservação realizarão atividades de educação ambiental voltadas para alunos do 3º ano do ensino fundamental do município de Cananeia. A Área de Proteção Ambiental Silveiras (SP) também realizará um evento educacional. No dia 20, alunos e professores de uma escola do município poderão conferir a peça A Última Gota.
Cachoeira Sete Quedas. Estação Ecológica Bananal. Foto: Fstação Floresta
Cachoeira Sete Quedas. Estação Ecológica Bananal. Foto: Estação Floresta

A Estação Ecológica Bananal (SP) realizará o evento A importância das Matas Ciliares e Ciclo das Águas, no dia 13/03, às 09h00. O evento gratuito é direcionado aos alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Visconde de São Laurindo. Além de uma palestra, os alunos terão uma aula ao ar livre, visitando in loco as matas ciliares da Unidade de Conservação e suas cachoeiras.

*Com informações da Fundação Florestal

Nenhum comentário: