sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Rio proíbe uso de animais em testes de produtos cosméticos

Rio proíbe uso de animais em testes de produtos cosméticos

Por Sabrina Rodrigues
Por 40 votos a zero, deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro derrubam o veto do governador Pezão ao Projeto de Lei 2714/2014, que proíbe teste em animais para produção de cosméticos e de higiene pessoal. Foto: João Carlos Caribé/Flickr.
Por 40 votos a zero, deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro 
derrubam o veto do governador Pezão ao Projeto de Lei 2714/2014, que proíbe teste 
em animais para produção de cosméticos e de higiene pessoal. 

Foto: João Carlos Caribé/Flickr.

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) derrubou na terça-feira (12) o veto do governador Luiz Fernando Pezão ao Projeto de Lei 2714/2014. Pezão havia vetado o PL que proíbe no Estado do Rio de Janeiro, a utilização de animais para desenvolvimento, experimentos e testes de produtos cosméticos, higiene pessoal, perfumes, e seus componentes além da comercialização dos produtos quando derivados da realização desse tipo de teste.

Com 40 votos favoráveis e nenhum contrário, o veto ao PL foi derrubado e a lei de autoria dos deputados Paulo Ramos (PSol) e Gilberto Palmares (PT) e do deputado licenciado Thiago Pampolha  (PDT) passa a valer em todo o estado do Rio de Janeiro.

O deputado Gilberto Palmares justifica a lei ao afirmar que  “Já há metodologias que fazem testes desses produtos sem utilizar os animais, então, nós temos que respeitar a dignidade dos animais e não tratá-los de forma cruel”, explica Palmares.

A lei prevê punição que vai desde pagamento de multa e até suspensão definitiva do alvará de funcionamento para as empresas que descumprirem o regramento.

Nenhum comentário: