Tecido reversível mantém você quente no inverno e frio no verão
Redação do Site Inovação Tecnológica -
04/12/2017
Microfotografias do material (em cima) e estrutura do tecido térmico
(embaixo).[Imagem: Po-Chun Hsu et al. - 10.1126/sciadv.1700895]
Se uma roupa que tira o calor do corpo sem gastar energia não é bom o suficiente, que tal uma que, além de fazer isto, também mantenha o calor no seu corpo quando estiver fazendo frio?
Isto logo será possível com um tecido reversível - que também não gasta energia - que acaba de ser criado por uma equipe da Universidade de Stanford, nos EUA.
A ideia é que o tecido seja usado para fazer um casaco que possa ser usado de um lado no verão, eliminando o calor do corpo. No inverno, bastará virá-lo do avesso, ou seja, vesti-lo ao contrário, para que ele se incumba de manter o calor no seu corpo e o frio do lado de fora.
Tecido térmico
A novidade é um melhoramento em relação a um tecido que expulsa o calor do corpo, que a equipe apresentou no ano passado.
Foi o pesquisador Po-Chun Hsu que percebeu que o controle da radiação termal usada no tecido original pode funcionar nos dois sentidos.
Ele então empilhou duas camadas de materiais com diferentes capacidades para liberar energia térmica e criou um sanduíche colocando camadas de polietileno nos dois lados.
De um lado, um revestimento feito com uma trama de cobre aprisiona o calor entre a camada de polietileno e a pele. Do outro lado, um revestimento de carbono libera calor sob a outra camada de polietileno. Usado com a camada de cobre voltada para fora, o material aprisiona o calor e aquece a pele em dias frios. Com a camada de carbono voltada para fora, ele libera calor, refrescando o usuário.
O protótipo consegue aumentar a temperatura de conforto do usuário em 5ºC, mas a equipe acredita que poderá chegar fácil aos 15º C de variação. Além disso, agora eles estão verificando se o material suporta ser lavado a máquina sem perder a funcionalidade.
Bibliografia:
A dual-mode textile for human body radiative heating and cooling
Po-Chun Hsu, Chong Liu, Alex Y. Song, Ze Zhang, Yucan Peng, Jin Xie, Kai Liu, Chun-Lan Wu, Peter B. Catrysse, Lili Cai, Shang Zhai, Arun Majumdar, Shanhui Fan, Yi Cui
Science Advances
Vol.: 3, no. 11, e1700895
DOI: 10.1126/sciadv.1700895
Nenhum comentário:
Postar um comentário