sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Reflexões de fim de ano: preservar a natureza num país pobre vai contra a justiça social?


Reflexões de fim de ano: preservar a natureza num país pobre vai contra a justiça social?
Por Amelia Gonzalez
31/12/2018 10h39 Atualizado há uma semana

Por que salvar patos raros num país que figura entre os menos desenvolvidos e mais pobres do mundo? 



Crianças em Madagascar, na África, sofrem com a falta de alimentos — Foto: Wagner Moura




Começo assim, caros leitores, com uma pergunta, meu texto que vai encerrar este ano e, talvez, acompanhá-los em uma divertida, leve, gostosa parada no afã diário para as comemorações de praxe. 

Gosto da ideia de lançar uma dúvida, perspectiva de reflexões sobre um tema que tem sido o mote deste espaço. Haverá conflito entre preservar a natureza e o desenvolvimento humano? 

Os patos em questão são de um marrom discreto e enriquecem a biodiversidade de Madagascar, conhecido pela riqueza de seu patrimônio natural, o que o faz ser um destino disputado para o ecoturismo. Cerca de 90% das espécies encontradas no país, que tem uma distância razoável dos continentes vizinhos, são endêmicas. 

Ao mesmo tempo, o país que também é a quarta maior ilha do mundo e tem uma população estimada em 22 milhões de pessoas, tem uma pobreza que parece ser intrínseca. Cerca de 69% de sua população vivem com menos de um dólar por dia. O PIB per capta é um dos mais baixos do mundo, embora a economia tenha sentido um ligeiro avanço desde 2011. A economia do país está alicerçada no turismo, na agricultura, nos têxteis e na mineração.
Crianças em Madagascar, na África, sofrem com a falta de alimentos — Foto: Wagner Moura 

Mas foi a piscicultura que fez mal aos patos, que hoje, 12 anos depois de terem desaparecidos, estão sendo reintroduzidos no bioma pelo Wildfowl & Wetlands Trust (WWT), pelo Durrell Wildlife Conservation Trust, pelo Peregrine Fund e pelo governo de Madagascar. 

A reportagem que conta esta história foi publicada no site do jornal britânico “The Guardian” e escolhi justamente por ser uma mensagem de esperança numa época tão pouco auspiciosa que estamos vivendo. Aconteceu assim: o diretor do Peregrine Fund, Lily-Arison René de Roland estava trabalhando na conservação de outra espécie rara, a tartaruga de Madagascar, quando viu os patos, que até então já se considerava extintos, num lugar remoto nas montanhas. 

Os pesquisadores passaram a acompanhar a rotina dos patos e perceberam que eles não conseguiam sobreviver mais do que um mês porque espécies de peixes não nativos introduzidos no lago agitavam as águas e impediam que eles conseguissem alimento. A partir desta constatação, jaulas escocesas de criação de salmão foram importadas do Reino Unido e serviram como gaiolas para os patos, que em cativeiro conseguiram se reproduzir e hoje já estão de volta a um habitat que lhes convém, o Lago Sofia. 

A comunidade local foi convocada pelos pesquisadores para se juntarem na tarefa de evitar que o lago tenha interferências exógenas. Espera-se também que o aviário flutuante e as estações de alimentação encorajem os patos a permanecerem ali e se reproduzirem. Conservacionistas têm trabalhado para garantir que o habitat seja mais adequado do que outros lagos degradados pela piscicultura. 

Busquei ajuda para esta reflexão em “O Ecologismo dos Pobres”, de Joan Martinez Alier (Ed. Contexto), escrito em 2007. Um livro que vale a pena ser lido por quem se interessa pelos conflitos ambientais , sobre como eles surgiram e como estão se configurando nesta nova era. Martinez é espanhol, estudou economia agrícola nos Estados Unidos e está, atualmente, num projeto subsidiado pelo governo espanhol, um banco de dados sobre Justiça Ambiental. O autor afirma que o “culto ao silvestre” não ataca o crescimento econômico. 

“Mesmo que inexistissem razões científicas, existem sem dúvida alguma motivos estéticos e até utilitários (espécies comestíveis e medicinais para o futuro) , que justificariam a preservação da natureza. Uma outra motivação poderia ser o suposto instinto da biofilia humana. De resto, alguns argumentam que as demais espécies possuem direito à vida e nessa acepção não teríamos qualquer direito em eliminá-las... mais razoável seria, nas Américas do Norte e do Sul, procurar respaldo numa realidade bem mais próximia: a do valor sagrado da natureza nas crenças indígenas que sobreviveram à conquista europeia”. 

Para além do que chama de “fundamentalismo ecológico”, no entanto, Martinez aponta o ecologismo dos pobres como uma corrente que cresce e, esta sim, assinala que o crescimento econômico implica maiores impactos ao meio ambiente, “chamando atenção para o deslocamento geográfico das fontes de recursos e das áreas de descarte dos resíduos”. 

“Os Estados Unidos importam metade do petróleo que consomem. A União Europeia importa uma quantidade de materiais (inclusive energéticos) quase quatro vezes maior do que a que exporta. Ao mesmo tempo, a América Latina exporta uma quantidade seis vezes maior de materiais (inclusive energéticos) do que aquela que é importada. O continente que constitui o principal sócio comercial da Espanha, não em dinheiro, mas em quantidade importada, é a África... Isso gera impactos que não são solucionados pelas políticas econômicas ou por inovações tecnológicas e, portanto, atingem desproporcionalmente alguns grupos sociais que muitas vezes protestam e resistem, ainda que tais grupos não sejam denominados de ecologistas”. 

Para além disso, lembra ele, enquanto as empresas químicas e de sementes exigem remuneração por suas sementes melhoradas e por seus praguicidas, solicitando que sejam respeitados seus direitos de propriedade intelectual por intermédio de acordos comerciais, o conhecimento tradicional sobre sementes, praguicidas e ervas medicinais tem sido explorado gratuitamente sem reconhecimento. 

Nem é um luxo, nem pode emergir somente como consideração a valores sagrados. A consciência ambiental não pode desvincular o crescimento econômico da expansão dos fluxos energéticos e de materiais, já que a pressão ambiental da economia é especificada pelo consumo. 

Assim como Martinez, que se especializou neste tema a ponto de criar um mapa virtual com dados sobre os conflitos ambientais em todo o mundo, outros pensadores empregam seu tempo analisando o desafio de nossa era. Não é fácil. A reflexão começa com a aparente incompatibilidade entre se preservar a vida de minúsculos patos enquanto vidas humanas estão abandonadas num mesmo território. 

A justiça social se faria sem isso? 

Bom ano de 2019 para todos nós!!! Com muito trabalho, muitas reflexões, muita saúde. E um pouco mais de dinheiro no bolso, que nunca é demais.

Um comentário:

Associação Park Way Residencial disse...

Na minha opinião as belezas naturais, assim como a fauna e a flora endémicas deveriam ser exploradas para fomentar um turismo ecológico e trazer renda para os locais.O conhecimento tradicional sobre sementes, praguicidas e ervas medicinais deveria igualmente ser protegido e servir de fonte de renda.Acho que os coitados dos patos não tem nada a ver com a crise económica do país que, sem eles, seria ainda mais grave. Os minúsculos patos não são um problema em si mas podem ser o primeiro passo para a solução pois podem ser um atractivo para o turismo ecológico. Caso não sejam protegidos serão comidos pela população e uma vez extintos não serviriam para mais nada. A protecção portanto é necessária pois pode vir a ser lucrativa.