Macron apoiou desmatamento de milhares de hectares na Amazônia; diz site – Diário Online
O presidente francês Emmanuel Macron que na última quinta-feira (22) exigiu uma discussão no G7 sobre as queimadas na Amazônia, mas segundo o site Ecologist, ele não está tão preocupado com o meio ambiente, já que no passado bem próximo Macron apoiou um projeto de mineração na Guiana Francesa chamado Montagne d’Or (Montanha do Ouro) com potencial de desmatamento de 1513 hectares.
Segundo a publicação, o projeto gerou vários discussões entre ecologistas, indígenas, membros do governo, políticos locais, parte da população e o grupo de mineração de capital russo-canadense CMO, exploradores da mina, situada numa zona de floresta primária da Amazônia.
O ouro extraído seria utilizado na fabricação de computadores, telefones celulares e outros equipamentos para a indústria aeronáutica e espacial francesa.
O jornal revela que, em 12 anos, 85 toneladas de ouro poderiam ser retiradas da Montanha de Ouro. Mas essa estimativa foi contestada pelo ex- ministro do Meio Ambiente francês, Nicolas Hulot, que considerou na época sobre o projeto superestimado.
A oposição de Hulot contrastou com a avaliação de Macron, que viu vantagens para a população local e por isso lançou o debate público.
Agora, Macron acusa Bolsonaro de ter ‘mentido’ sobre o clima no G20 de Osaka, e França se opõe ao acordo UE-Mercosul, segundo o Palácio do Eliseu.
Em contra- partida Bolsonaro acusou o francês de ter “uma mentalidade colonialista” e de querer “instrumentalizar” o tema “para ganhos políticos pessoais”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário