Alguns cães são gênios, assim como os humanos
Muitos de nós gostamos de pensar que nossos cães são inteligentes, ao apontarmos sua capacidade de ler nossas expressões faciais e entender o que dizemos.
Mas alguns cães são excepcionais. Veja o exemplo de Chaser, um border collie americano apelidado de “cachorro mais inteligente do mundo”, que podia reconhecer e lembrar 1.022 substantivos – um para cada um de seus brinquedos.
Na Alemanha, outro border collie, chamado Rico, praticava “mapeamento rápido” ou descobrir nomes de coisas novas com a velocidade e a perspicácia de uma criança de três anos. Descobriu-se que um punhado de outros border collies – bem como dois Yorkshire terriers, um do Brasil chamado Vicky Nina, o outro uma vira-lata americana, Bailey – têm o mesmo talento.
No entanto, esses exemplos de gênios caninos são muitas vezes “sobre apenas um cão”, diz Claudia Fugazza, uma etologista que estuda cognição canina na Universidade Eotvos Lorand de Budapeste. “Nunca houve um tamanho de amostra decente”, observa ela.
Então Fugazza decidiu consertar isso. Ela e seus colegas do Family Dog Project da universidade pediram aos proprietários de 34 cães de estimação de várias raças que ensinassem seus nomes caninos para dois brinquedos separados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário