quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

Inglaterra deve proibir produtos descartáveis plásticos como copos, pratos e talheres

https://conexaoplaneta.com.br/blog/inglaterra-deve-proibir-produtos-descartaveis-plasticos-como-copos-pratos-e-talheres/#fechar 


Inglaterra deve proibir produtos descartáveis plásticos como copos, pratos e talheres

Inglaterra deve proibir produtos descartáveis plásticos como copos, pratos e talheres

Um inglês utiliza, em média, por ano, quase 20 pratos de plástico e 40 talheres desse mesmo material. Obviamente, que após o uso, tudo vai para o lixo. Parece pouco, mas quando pensamos que a população da Inglaterra passa de 56 milhões de pessoas, o número de produtos descartados se torna gigantesco. E como grande parte desses resíduos acaba não tendo a destinação correta, ou seja, a reciclagem, muitos vão parar no meio ambiente. Com isso, aproximadamente 1 milhão de aves e 100 mil criaturas marinhas morrem, anualmente, vítimas desses dejetos plásticos.

Em novembro do ano passado, o governo inglês abriu uma consulta pública para saber se a população concordava em banir o uso e a comercialização de produtos plásticos de uso único no país.

“O Governo está empenhado em deixar o nosso ambiente num estado melhor do que o encontramos e em protegê-lo para as gerações futuras. O Plano Ambiental de 25 anos, publicado em janeiro de 2018, descreve as etapas que tomaremos para alcançar isso, incluindo a eliminação de resíduos plásticos evitáveis até 2042”, diz o texto da consulta, encerrada em fevereiro de 2022.

E segundo antecipou uma reportagem do jornal Financial Times, em breve a ministra do Meio Ambiente da Inglaterra, Thérèse Coffey, deve anunciar o seu resultado, que será a proibição dos produtos descartáveis plásticos e a substituição dos mesmos por alternativas biodegradáveis.

Desde 2020, cotonetes, canudos e misturadores de bebidas feitos com plástico já eram proibidos no país, assim como a distribuição de sacolas feitas com essa material em supermercados e outros estabelecimentos comerciais (leia mais aqui).

Todavia, há uma pressão para que a Inglaterra, apesar de não fazer mais parte da Comunidade Europeia, se alinhe com as demais nações do bloco, que baniram completamente os descartáveis plásticos em 2021.

De acordo com um estudo do projeto Beyond Plastics, do Bennington College, dos Estados Unidos, em 2030, a indústria de plásticos americana liberará mais emissões de gases de efeito estufa do que a de carvão.

Ao analisar os estágios de produção, uso e descarte de plásticos naquele país, o levantamento revela que os fabricantes de plástico emitem pelo menos 232 milhões de toneladas de gases de efeito estufa por ano, o equivalente a 116 usinas termoelétricas a carvão de porte médio. Só no ano passado, as emissões do setor plástico aumentaram em 10 milhões de toneladas em relação a 2019.

Leia também:
Bairro com melhor índice de coleta seletiva em São Paulo chega apenas a 10%
Filhote de tartaruga resgatado em praia na Austrália defecou plástico durante seis dias
Pela primeira vez cientistas encontram micropartículas plásticas no sangue de seres humanos
Paris começa 2022 com lei que obriga bares, restaurantes e espaços públicos a oferecer água potável e gratuita
Em decisão inédita, dois estados americanos aprovam leis que obrigam empresas a se responsabilizarem pelo descarte correto de suas embalagens

Foto de abertura: Volodymyr Hryshchenko on Unsplash

Nenhum comentário: