Maior e mais poderosa turbina eólica do mundo entra em operação na China
A China é de longe o país do mundo com a maior capacidade eólica global. Deu um salto gigantesco entre 2022 e 2023 e projeções apontam que continuará a investir nesta fonte de energia limpa e renovável. Para isso, acaba de contar com um enorme impulso: a entrada em operação da maior e mais poderosa turbina já construída.
A MySE 16-260, instalada numa usina eólica offshore (no mar) na costa da província de Fujan, tem uma torre de 152 metros de altura e o diâmetro do rotor é de 260 metros. Já a área de rotação de suas pás chega a 53 mil m2.
A potência de uma turbina eólica está diretamente relacionada à área “varrida” por suas pás. Quanto maior o diâmetro delas, mais potência ela é capaz de extrair do vento. E quanto maiores as pás, “mais fortes elas precisam ser para suportar os níveis mais altos de cargas gravitacionais variáveis centrífugas e cíclicas”.*
A nova e gigantesca turbina tem capacidade anual de geração de energia de 67 gigawatts/hora, volume esse que pode atender a demanda de 80 mil consumidores e evitando as emissões de 56 mil toneladas de dióxido de carbono.
MySE 16-260 foi especialmente projetada para suportar ventos extremos, sobretudo, tufões. Na verdade, a turbina já passou pela primeira prova, pois o tufão Talim passou pela China e por aquela região em específico na semana passada, com a força do vento chegando a 136 km/h e deixando mais de 200 mil pessoas desabrigadas.
“A maior parte das áreas costeiras da China está em zonas de tufão e, se não houver turbina eólica que resista a tufões, pode-se dizer que a energia eólica tem pouco futuro na China”, afirmou Qiying Zhang, diretor de tecnologia da Mingyang Smart Energy, empresa responsável pelo desenvolvimento da MySE 16-260.
Gráfico mostra a capacidade de produção de energia eólica onshore (terrestre):
a China lidera o ranking global
(Imagem: IEA Wind)
*Fonte: David Darling
**Com informações do site Science Alert
Leia também:
Capacidade de produção de energia eólica no Brasil já é igual a de Itaipu
Dinamarca terá centro de energia eólica com capacidade para atender 10 milhões de residências na Europa
Produção de energia eólica x proteção de espécies ameaçadas, uma difícil equação na Caatinga
Foto de abertura: China Three Gorges Corporation
Nenhum comentário:
Postar um comentário