sexta-feira, 9 de agosto de 2013

5ª Conferencia Distrital das Cidades!!( Conseguiremos sobreviver a mais uma?)


Prezados,

Foi realizada quinta feira última, dia 08 de agosto, na sede da Administração Regional, encontro preparatório para a etapa local da  5ª Conferencia Distrital das Cidades.

As reuniões da Conferencia Distrital serão realizadas na Escola da Vargem Bonita no dia 24 de agosto.

No dia 24 as reuniões terão inicio às 8:00 (credenciamento) e durarão até as 18:00 com pausa para o coffee break e para o  almoço.

No mesmo dia 24 serão formados grupos de debates. A SEDHAB deverá apresentar propostas de alteração do Park Way nos seguintes segmentos:

1. Habitação;
2. Regularização Fundiária;
3. Planejamento Urbano e Desenvolvimento Territorial  Sustentável;
4. Orçamento Participativo.

Analisem as propostas com o máximo cuidado pois, geralmente, o que é bom (lucrativo) para a SEDHAB e para a TERRACAP é pessimo para o meio ambiente e desastroso para os moradores do Park Way.Lembrem-se de que a nossa qualidade de vida está em jogo!

 Ainda no dia 24, às 16: 30, serão realizadas a Eleição para o Conselho Local de Planejamento (CLP) e a Eleição dos Delegados que defenderão os interesses do Park Way ( ou os interesses próprios, dependendo do grau de honestidade  do Delegado) nas outras etapas da  Conferência.

Prezados,

Os assuntos que serão debatidos são sérios. Vocês sabem o que a SEDHAB e a TERRACAP pretendem fazer no Park Way.

Peço a vocês que participem das reuniões e que escolham apenas propostas que sejam positivas para o Park Way (se é que vai ter alguma!) e rejeitem veementemente as que forem prejudiciais à nossa qualidade de vida!

Ajudem a escolher delegados em quem vocês confiem na defesa do nosso paraíso!!.


No ano passado-apesar das vaias e da grosseria da claque levada ao Auditório, no dia das votações, por um dono de casa de festa que queria legalizar tal atividade no Park Way- nós, moradores, conseguimos:

1)Manter o Park Way como área exclusivamente residencial (RE); 

2)Manter as quadras atuais de 01 a 29 sob a região administrativa do Park Way; 
3) Manter o atual gabarito de construção de parcelamento máximo em 8 unidades, de no mínimo 2500 metros quadrados; 
4)Manter a atual legislação de uso e ocupação do solo do Park Way.

Não foi fácil, mas nós moradores conseguimos! E esse terá de continuar sendo nosso objetivo!

 Atenciosamente,

Flavia Ribeiro da Luz
Presidente da Associação Park Way Residencial


3 comentários:

Bruno disse...

Olá Flávia,
Meu nome é Bruno, estudante do 7º semestre de Administração da Universidade de Brasília (UnB) e sou morador da quadra 16 aqui do ParkWay.
Conversando com meus vizinhos e outros moradores aqui da região vejo que nós moradores enfrentamos diversos problemas relacionados a questões ambientais. Parece que a relação desenvolvimento da região x preservação ambiental é um tema bastante polêmico. Como morador, acho que a região carece de áreas de lazer e principalmente áreas de comércio local. Porém vejo que muitos moradores são contra áreas comerciais pois acreditam que iriam prejudicar o meio ambiente da região
Neste último semestre letivo cursei a disciplina gestão da responsabilidade sócio ambiental e desde então começei observar coisas que antes passavam desapercebidas. Diante dessas relações de conflito pensei em desenvolver minha monografia neste assunto, fazendo um estudo que pudesse ser útil para nossa comunidade. Portanto gostaria de saber os temas que estão sendo mais discutidos e se você teria algum material ou estudo parecido que pudesse me ajudar no desenvolvimento do meu trabalho.
Atenciosamente
Bruno

Associação Park Way Residencial disse...

Oi Bruno,

Boa tarde

Li seu email com atenção.

Infelizmente Bruno ( voce talvez seja muito novo ainda para perceber isso) o que está escrito nos livros, ou o que deveria ser feito, ou o que seria recomendável fazer geralmente no Brasil é desvirtuado pelas autoridades governamentais.

Por exemplo.Brasilia precisa de agua.Os corregos, as nascentes, que alimentam o Lago Paranoá deveriam portanto serem respeitados e preservados.Mas não o são, pelo contrario.Nem o Lago Paranoá está sendo respeitado.O que impera no Brasil, em Brasilia é o lucro aqui e agora. O futuro, não é levado em consideração.

Então não adianta acreditar que o que dizem os livros, o que recomendam os especialistas vai ser aplicado no Brasil, em Brasilia, no Park Way.Não vai. Assim como não foi aplicado em Vicente Pires, como não foi aplicado em Aguas Claras.

Um Deputado propôs recentemente regularizar as invasões que estão dentro do Parque Nacional.Tem cabimento?Invasor dá voto e é isso que as autoridades querem.Continuar no poder mesmo que seja às custas do Parque Nacional.

O que impera no Brasil, em Brasilia é o enriquecimento das autoridades governamentais.Mesmo que isso signifique o comprometimento do futuro do Brasil e da população brasileira.

Se comercio for permitido no Park Way , os comerciantes para terem mais fregueses, vão pedir a modificação da norma de gabarito de construções no Park Way.Comerciante vota e os votos deles tem tanto valor quanto o dos moradores.E comerciante tem o apoio do Governo.

Foi isso que aconteceu com Vicente Pires.Vão começar a ser construidos predios no Park Way.As casas de festas vão se multiplicar. A avifauna vai desaparecer. A criminalidade vai piorar e muito, assim como o congestionamento, a poluição, a sujeira.Vai haver falta de agua. E o sistema de esgoto como vai ficar? Park Way ainda tem fossas!

É isso que voce quer?

Como voce estuda na UNB voce pode e deve dizer isso na sua monografia.Um bom tema seria o que as autoridades DEVERIAM fazer em termos de sustentabilidade ambiental no Brasil e o que REALMENTE está sendo feito.A dicotomia entre o bom senso e a cupidez dos politicos.

Li que o desmatamento da Amazonia aumentou em 400% no úlltimo mes de julho.Não sei se é verdade mas o triste é que eu não me surpreenderia se fosse.

Abraços Flavia


Anônimo disse...

Parabéns Flavia, não resido no Park Way mas aprecio sua luta.

Que Deus abençoe seus passos. Esse governo que esta ai só se interessa com aquilo que dê votos para eles.

Mentem demais na televisão. As mentiras começaram desde a campanha do atual governador, quando disse publicamente que sua prioridade seria a saúde, já que ele é medico.

É só olhar o sucateamento da saúde no DF para julgar. Depois que ganham as eleições, como Lula fez, se voltaram para os seus interesses particulares e politicagem, mensalão, desvios de dinheiro publico, enganação, enriquecimento ilícito, em fim, precisamos de mais Flavias! Um abraço e boa sorte.