quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Votação dia 24.

Prezados,

Como voces sabem será realizada no dia 24 de agosto (sábado, a partir das 8h00min), na Escola da Vargem Bonita, a etapa local da 5ª Conferencia das Cidades.

A reunião foi convocada pela SEDHAB (Secretaria de Desenvolvimento e Habitação) que  quer apresentar aos moradores  do Park Way propostas de alterações nos seguintes segmentos:

 1.Habitação;

2.Regularização Fundiária  - Com a nossa constante presença nas reuniões destinadas a esse tema e outros, fica claro que a mencionada  Secretária tenciona, entre outras coisas,  transformar as áreas verdes das Quadras de 1 a 5 em Arniqueira, ou passar as mesmas  quadras para Aguas Claras e efetivar a regularização das invasões em áreas de  proteção ambiental.  Fomos informadas também de que algumas empresas querem construir predios de até 6 andares naquelas quadras! (!!)

3.Planejamento Urbano e Desenvolvimento Territorial "Sustentável" -  Transcrevo a seguir trecho de reportagem publicada no Jornal de Brasilia:  " A construção do Estádio Nacional Mané Garrincha pode estar acabando com o patrimônio da Terracap. A   arena causou um rombo   na estatal, responsável pelas obras, que agora vende terras públicas e faz empréstimos para tentar cobrir as despesas"

 É provavel portanto que esteja de olho nas areas verdes do Park Way!

Assuntos delicados:

1)Construção de uma Praça nas quadras  de 7 a 13. A construção dessa praça foi incluida como uma das ultimas prioridades dos moradores durante a reunião do Orçamento Participativo de 2011. No entanto, apesar de ter recebido pouquissimos votos, já tem até numero de processo!Estranho, não é mesmo?


2)Alargamento das vias de 14 a 25.? Como voces sabem, tal alargamento não ajudará os moradores do Park Way, pelo contrario.Provocará a entrada pela 14 dos  veiculos ( dos onibus e dos caminhões) que normalmente transitam pela EPIA e que poderão, caso a 14 seja alargada, cortar caminho pelo Park Way. Depois do alargamento da 14 virá o alargamento da 26 e da 27 para desafogar o transito da EPIA.Voce já imaginou como os lotes da 14, 26 e 27 vão ficar desvalorizados?

Os moradores vão ter dificuldades até para tirar o carro de casa tamanho o transito de carros, onibus e caminhões que trarão com eles o barulho a fuligem e a poluição costumeiras.

Esperem o termino das obras do Expresso DF antes de tomar decisões definitivas que vão atrapalhar em muito a qualidade de vida dos moradores da 26, 27 e 14. Além do mais o alargamento das vias não vai impedir ultrapassagens perigosas. Pelo contrario.

3) Comércio: Os donos de casas de festas vão comparecer, forçar a barra para conseguir que a atividade deles seja regularizada.Na ultima Conferencia das Cidades o dono de uma casa de festa  trouxe uma claque de 30 pessoas  para ridicularizar os moradores do Park Way. Na Conferência da LUOS (Lei de Uso e Ocupação do Solo) a dona de uma escola  fez o mesmo.Contratou uma claque com cerca de 50 pessoas para caçoar dos discursos dos moradores do Park Way. Cada vez que um morador iniciava um discurso os membros da claque ficavam de pé e se viravam de costas para demonstrar o desprezo que sentiam pelos moradores do Park Way que eram contra a regularização do comercio na RA.Só pararam quando o organizador do evento os repreendeu seriamente.

E foram só dois os empresários que causaram toda essa comoção em audiencias publicas!!!!.Voces já imaginaram se o comércio for regularizado e os comerciantes forem 100, 200? Voces acham que os moradores do Park Way terão voz ativa? Serão ouvidos? Terão lugar para sentar nas Conferencias?Comerciante quer fregues, quer aumentar a densidade do Park Way, comerciante paga imposto vai ter o apoio do governo. Os comerciantes vão votar pela construção de predios, vão construir feiras e mercados nas areas verdes, vão provocar novas invasões que o Governo, é claro, a exemplo do que está acontecendo nas quadras de 01 a 5 não vai retirar, os deputados querem votos e vão acabar regularizando as invasões e nosso paraiso vai ter fim.Vamos virar Arniqueira II!

Prezados

Peço a vocês que participem das reuniões, dos debates, e que escolham apenas propostas que sejam positivas para o Park Way ( se é que vai haver alguma!) e rejeitem veementemente as que forem prejudiciais ao nosso paraíso! Se vocês forem filiados a alguma entidade, associação de moradores, como a Associação Park Way Residencial, sindicato, ou representantes do poder publico poderão escolher os delegados que representarão o Park Way  nas outras duas etapas da Conferencia e aqueles que participarão do Conselho de Planejamento Local. Votem apenas em quem queira preservar o nosso paraíso!

E o objetivo da nossa Associação é exatamente este!

1)      Manter o Park Way como área exclusivamente residencial;

2)      Manter as quadras atuais de 01 a 29 sob a região administrativa do Park Way. Retirar as invasões. Respeitar nossas poligonais (Temos poligonais, sim!).

3)      Manter a atual legislação de uso e ocupação do solo do Park Way.

4)      Manter o atual gabarito de construção e de parcelamento máximo em 8 unidades, de no mínimo 2500 metros2.

Para conseguir continuar protegendo o Park Way  é preciso que Flavia Ribeiro da Luz e Magda Helena Tavares Chaves, respectivamente Presidente e Vice Presidente desta Associação Park Way Residencial sejam eleitas membros da Delegação e do Conselho de Planejamento Local.


PRECISAMOS do SEU VOTO!


Associação Park Way Residencial

Nossa Associação não tem vinculação politica, portanto só diz a verdade!

3 comentários:

Chico Sant'anna disse...

Aos colegas vizinhos no Park Way.

Prezados e prezadas,



Será realizada no dia 24 de agosto (sábado, a partir das 8h00min), na Escola da Vargem Bonita, a etapa local da 5ª Conferencia das Cidades. A reunião foi convocada pela SEDHAB (Secretaria de Desenvolvimento e Habitação) que quer convencer os moradores do Park Way a aceitarem modificações de definições urbanísticas que podem afetar a qualidade de vida no Park Way

Estarão sendo debatidos temas como:

1.Habitação;



2.Regularização Fundiária - Há informes de que o GDF tem o desejo de retirar da poligonal do Park Way as Quadras de 1 a 5 em Arniqueira, passado-as para a região administrativa de Águas Claras e-ou do Guará, regularizar as invasões em áreas de proteção ambiental, e inclusive mudando o gabarito, permitindo que estas áreas sejam extensões de Águas Claras e-ou Guará, possibilitando a construção de edifícios onde hoje os condomínios são horizontais.



3.Planejamento Urbano e Desenvolvimento Territorial "Sustentável" - As áreas verdes do Park Way como um todo também estão nos projetos da Terracap que, segundo os jornais, estaria interessada em promover loteamentos comerciais, residenciais e mistos em algumas delas, inclusive com a possível construções de pequenos prédios com comércio embaixo e kits no andar superior.

Aqui também pode entrar a questão das Casas de Festas, empresas em endereço residencial, comércio local, etc. Outro tema neste tópico pode ser a estrutura viária interna ao Park Way: ampliação de vias, construção de novas entradas e saídas, etc.

É bom lembrar que o novo setor bancário projetado pela empresa Jurong de Cingapura a pedido do GDF, deve ser implantado numa região denominada Núcleo Rural do Tororó, que fica atrás do Park Way, às margens da Via que liga a Área Alfa da Marinha a São Sebastião.



4.Orçamento Participativo – obras aprovadas no orçamentos participativo estarão em debate também.



Este será também um momento para sanarmos nossas duvidas sobre as obras do BRT que liga Santa Maria ao Plano Piloto e tratarmos de outros temas que sejam de nosso interesse. Desta plenária do Park Way devem sair delegados a plenária geral do Distrito Federal onde, então, haverá a aprovação ou não alterações urbanísticas em todo o Distrito Federal. Os delegados são eleitos em números proporcionais ao volume de presentes nas plenárias setoriais, como esta do Park Way.

É importante, pois, que o Park Way se faça bem representado, com bom número de moradores e que eleja uma boa quantidade de delegados capazes de levar à frente todos estes temas.

Os moradores devem se credenciar no local da plenária, não está claro, mas recomendo levarem comprovantes residenciais além de documentos pessoais.



Qualquer coisa, meu cel é o 99890248



Chico Sant'Anna

Morador da Qd 28 cj 3

C.Russi disse...

Bom dia,

Sra, Flávia

venho acompanhando as notícias sobre tantas obras e tantos outros transtornos em nossa região e agradeço a informação.

É com muita tristeza que comunico que minha filha de 13 anos foi atropelada quando ia embarcar no seu ônibus escolar ao atravessar a rua interna da 26
em frente a mata do córrego do Cedro .
Boa parte do trânsito está sendo feita por esta via por motoristas que querem ganhar alguns minutos a mais, causando alto tràfego em uma via que é residencial e estreita sem acostamento e sem calçada.
Estamos solicitando urgêntemente por abaixo acinado um quebra-molas na altura da mata do córrego, pois existem crianças as margens e utilizam
Eu já havia enviado um aviso sobre acidentes graves que aconteceria se eles não planejassem melhor estas manobras principalmente nas saídas e entradas provisórias que estão
fazendo. Mas o que recebi de volta foi uma mensagem automática do sistema com protocolado sob o nº 59292.
Acredito que esse comunicado que faço pode agregar algo a nossa causa. As vias internas não podem se transformar em rodovias.

obrigado,

C.Ruzzi

Guilherme disse...


Cara Flavia,

Estamos com problemas serissimos de transito no parkway quadras 14 a 25.

Pela manha, pela segunda vez nesta semana demorei mais de 30 minutos para apenas conseguir sair do bairro, indo para o trabalho.

Na segunda feira foram 35 minutos, da quadra 18 a 14 do parkway, e hoje incríveis 45 minutos!!!

O que está acontecendo é que os carros que viriam pela EPIA estao
'cortando caminho' pelo PKW. Assim, o fluxo de veiculos que sai do bairro de manha divide a rotatoria de saida do bairro com os veiculos que vem na marginal da EPIA. Para eles o atalho vale a pena, já que na intercessao eles apenas dividem o fluxo com a gente, na proporção de mais ou menos tres carros deles que se enfiam no caminho, para dois nossos.

Para nós está um inferno, já que nosso fluxo é diminuido em pelo menos a metade.

Além do obvio prejuizo de qualidade de vida, a situacao atual pode levar os moradores a decisoes desesperadas, como concordar com a ampliacao das vias, tornado nossas vias em mais 'atalho' ainda.

Sei que durante estas obras está mais complicado, mas algo precisa
ser feito urgente. Proponho que peçamos ao detran, policia local ou
administracao do pkw uma solucao de contorno muito simples e funcional.

Estou ilustrando o problema e a solucao paleativa em imagens anexas.

O fluxo que vem das quadras mais altas, da 26 do parkway em diante,
DEVE RETORNAR a EPIA. Nao pode haver a possibilidade de misturar
este fluxo com o das quadras 14 a 25.

Assim, o balao assinalado como 2 nao deve mais dar a opção de entrada para o parkway, quadras 14 a 25. Esses carros devem retornar a EPIA pela entrada anterior, já existente.

Para isto basta que se utilizem blocos de concreto ou um guard-rail naquela opçao de saída do balao, como fizeram proximo a passarela, conduzindo os carros que iriam seguir a marginal, devolvendo-os a epia.

Ou seja, aquele trechinho de ligação da marginal das quadras 26 em diante para 14 a 25 passa a ser só de saída do bairro, nao mais entrada.

Sei que pode haver um certo prejuizo a nos tambem (14 a 25), mas de manha é impensável que continue assim.

Muito obrigado pela atençao, e parabens pelo trabalho que vem conduzindo, abs
Guilherme