quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Discurso da Presidente e da Vice Presidente da Associação Park Way Residencial na Audiencia Publica da LUOS.


SRA. FLÁVIA RIBEIRO DA LUZ – Prezados, primeiramente eu gostaria de agradecer à Sedhab por ter atendido ao pedido da imensa maioria dos moradores do Park Way e mantido o bairro como exclusivamente residencial. 
O Park Way, como os senhores sabem, é uma área de preservação ambiental das mais importantes, pois os córregos do Park Way desembocam na bacia do Paranoá. Nossas APPs têm matas ciliares e uma avifauna rica. Por essa razão, nossas normas de construção são rígidas, para não provocar a impermeabilização do solo. Por exemplo, os lotes de 20 mil metros quadrados só podem ser divididos em oito frações de 2.500 metros quadrados. Cada fração só pode utilizar, para construção, cerca de 50%, 60% do lote de 2.500 metros quadrados. O resto tem que ter área verde, que não pode ser cercada, para permitir a locomoção dessa avifauna. 
Eu moro na quadra 25 do Park Way. Atrás da minha casa fica o córrego do Gama, protegido por uma mata ciliar muito preservada. O Park Way é uma área de proteção ambiental protegida por uma legislação específica. Tem até um plano de manejo próprio. Faz parte da reserva da biosfera do cerrado, área do entorno 4 e 5 do PPCUB. E o próprio PPCUB garante, pede, exige, que sejam preservadas as nossas áreas verdes e que seja mantida a nossa avifauna.
Existe um pequeno grupo de donos de casas de festa no Park Way que querem manter suas atividades na nossa RA. Espero que, com a manutenção do Park Way como bairro exclusivamente residencial, esses proprietários transfiram o seu comércio, as suas atividades, que trazem muita confusão, muita criminalidade, muito congestionamento e muita agressão às áreas verdes – porque em algum lugar têm que ficar estacionados os carros, não é? – para uma área mais adequada do Distrito Federal. Eu não conheço um morador que queira ter uma casa de festa ao lado de sua residência. Eu estou falando aqui em nome dos moradores. Eu tenho um abaixo-assinado de milhares de moradores do Park Way querendo que o local continue como ele é agora. Eu não estou falando em meu nome. 
Eu sou paulista, estou aqui de passagem em Brasília, porque trabalho no Ministério das Relações Exteriores. Nada me prende aqui nesta cidade, a não ser o amor pelo Park Way e a confiança que os moradores depositam em mim. Os moradores querem que o Park Way continue a ser exclusivamente residencial. 
Agradecemos à Sedhab e ao Secretário Magela por terem atendido nosso pedido.
SRA. MAGDA HELENA TAVARES CHAVES – Boa noite, Deputado Rôney Nemer, que bom ver V.Exa. aqui na nossa comunidade. Deputado Robério Negreiros, nós nos encontramos nesses dias na Câmara Legislativa. Deputado Wellington Luiz; Deputada Eliana Pedrosa, nossa representante; Administrador Elias, é um prazer estar aqui com todos vocês e é uma necessidade, antes do prazer.
Bom, gente, meu nome é Magda Helena. Sou a Vice-Presidente da Associação Park Way Residencial.
Eu acho que este local aqui não é para nós reclamarmos das diferenças que há entre nós lá, mas para focarmos num problema muito sério, que é a LUOS. A LUOS é um caso muito sério, principalmente para nós.
Eu quero me dirigir aos senhores cujos nomes eu citei aqui. Eu tenho muita preocupação, Deputado Rôney Nemer, com a divisão do Park Way, porque o nosso diretor da Sedhab já deixou muito claro que ele tem essa visão de dividir o Park Way, alegando que as quadras de 1 a 5 são cortadas por uma via. E daí? A rua onde eu moro corta a minha quadra da quadra da outra. E daí? Se a gente for dividir tudo que é cortado, a gente tem que cortar tudo, passar não sei o que não sei para onde.
E o que acontece? Querem passar as quadras 1 a 5 para Arniqueiras, aquele bairro que requer também carinho das nossas autoridades. São pessoas que merecem todo o nosso respeito. Além disso, gente, o que muito choca – eu não sei se eu vou saber explicar tecnicamente – é o que querem fazer das quadras 3 a 5. Vocês sabem que lá, nas quadras 3 a 5, há aquelas áreas verdes maravilhosas. O que eles querem para legalizar ou regularizar a vida daquele pessoal sofrido da Arniqueiras? Eles querem construir nas entrequadras do Park Way. Ou seja, vou dar um exemplo hipotético. Eu moro na quadra 3, conjunto tal, não sei o quê. Aí, você mora na quadra 3 não sei o que da Arquineiras. A outra, na quadra 3 do Park Way. Gente, eu acho isso uma coisa muito cruel.
Essa LUOS, na verdade, está vindo contra o PDOT, que, em seu art. 73, inciso III, fala da preservação das características da quadra 1 à quadra 5. Além do mais, ela é contra o PPCUB, vai contra a Lei Orgânica, que preconiza a preservação das áreas verdes do Entorno.
Agora, os senhores imaginem. O Park Way é um pulmão, sim, do Distrito Federal. É um pulmão. Aquela área verde é muito importante. Destruindo essas áreas verdes, vão acabar destruindo também as APPs e vão também acabar com as nascentes, a exemplo do que aconteceu com Vicente Pires. Lá era cheio de nascentes. Nós sabemos hoje o caos que está causando a falta delas.
Nós temos a poligonal registrada no cartório. Se não me engano – eu sou péssima de data, nem minha data de aniversário eu sei –, parece-me que essa poligonal é de 1961 e está registrada em cartório.
Então, Srs. Deputados e senhores Administradores, principalmente nossa Administradora, vamos lutar com unhas e dentes para que não haja essa divisão, para que não destruam as áreas verdes do Park Way. Essa é uma luta mesmo. Façam o que quiserem, mas não destruam nossas áreas verdes nem dividam o Park Way, por gentileza. Os senhores estão ouvindo, Deputado Robério Negreiros e Deputado Rôney Nemer? Essa vai ser uma luta dos moradores do Park Way para que não haja essa divisão, por gentileza.
Muito obrigada.

Nenhum comentário: