quinta-feira, 9 de abril de 2015

'Se é guerra, vamos para a guerra', diz líder do PT sobre Vaccari na CPI


  09/04/2015 09h44


Tesoureiro do PT presta depoimento nesta quinta-feira como acusado.
Sibá Machado diz que tucanos querem “show” e promete retaliação.

Fernanda Calgaro Do G1, em BrasíliaFacebook

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Sibá Machado (AC), disse nesta quinta-feira (9) que a oposição quer aproveitar o depoimento do tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, à CPI da Petrobras para fazer “show” e afirmou que o partido irá revidar na mesma medida. Vaccari é suspeito de recolher propina de contratos da Petrobras para abastecer o caixa do partido.

“Se é guerra, vamos para a guerra”, disse Sibá antes do início do depoimento. “Querem show, o circo está armado”, disse.

Segundo ele, o PSDB tenta “criminalizar o caixa 1” e usa a CPI “para tentar acabar com o PT”.
“Isso significa que todos os partidos que pegaram dinheiro desse caixa [abastecido com doações de empreiteiras investigadas] estão juntos”, afirmou. “Nós sabemos que a CPI é um palco de disputas políticas, mas aqui se tenta acabar com o PT.”

Questionado sobre a participação do PMDB na CPI, que detém o comando da comissão e a maior parte dos integrantes, afirmou que “nosso foco é o PSDB”.

Ele afirmou ainda que, a partir de agora, o PT vai investigar e buscar “elementos” contra o PSDB, mas não quis dar mais detalhes sobre de que maneira isso será feito.

Os petistas queriam que Vaccari fosse ouvido só no fim do mês, mas o deputado Imbassahy (PSDB-BA), vice-presidente da comissão, antecipou a data para esta quinta-feira quando presidia os trabalhos na ausência do titular, Hugo Motta (PMDB-PB).

A medida foi duramente criticada por petistas, que apontaram uma tentativa de “partidarizar” as investigações. O relator da CPI, Luiz Sérgio (PT-RJ), chegou a dizer que o objetivo era usar o depoimento para turbinar os protestos contra o governo da presidente Dilma Rousseff marcados para o próximo domingo (12).

Sibá disse ainda que os correligionários do PT que pedem o afastamento de Vaccari do posto de tesoureiro estão “fora do eixo”. Para ele, a medida seria uma pré-condenação.




Nenhum comentário: