quarta-feira, 26 de agosto de 2015

BCBG.Bon chic, bon genre.

Posted: 25 Aug 2015 01:30 AM PDT
Alunos querem o subfusc todos os dias em Oxford
Alunos querem o subfusc todos os dias em Oxford



Tradição é tradição e as novas gerações gostam dela.

Um fato característico aconteceu na Universidade de Oxford, Grã-Bretanha, fundada na Idade Média, onde nas ocasiões importantes os alunos usam obrigatoriamente o academic dress, e no quotidiano o subfusc, semelhante ao fraque.

O jornal dos estudantes The Oxford Student entrevistou os alunos sobre a oportunidade de abolir esse vestígio medieval, adaptado através dos séculos. Sete de cada dez responderam que não querem renunciar ao uniforme escuro tradicional.

Em 2006 um grupo tentou aboli-lo através de um referendo, mas a proposta foi recusada por 81% dos alunos.

Oxford é um laboratório do futuro, da modernidade e do progresso, mas continua sendo um zeloso cultor do antigo bom tom, comentou o jornal de Milão Il Corriere della Sera.

Chegaram o Facebook e o Twitter, e ainda continua chegando toda espécie de coisa moderna. Porém, o uniforme subfusc não é abandonado, seja por nostalgia, orgulho ou alegria.

Quem disse – pergunta  Il Corriere della Sera – que as novas gerações são alérgicas à tradição?

Os estudantes se mostram assim tradicionalistas, responde o jornal. E também revolucionários, porque hoje a tradição com raízes na Idade Média inverte as tendências.

O subfusc, derivado do termo latino subfuscus ou “escuro”, exigido pelo regulamento do prestigioso ateneu inglês, e o academic dress devem ser vestidos nas aulas, nos exames e nas defesas de tese.

Na Universidade de Oxford: uniforme acadêmico nas datas importantes.
Na Universidade de Oxford: uniforme acadêmico nas datas importantes.
Ele é o símbolo de pertencer a uma instituição onde se formaram 50 Prêmios Nobel, 126 ganhadores de medalhas olímpicas e 26 primeiros-ministros britânicos. Sem falar dos líderes internacionais, escritores, filósofos e poetas que ali estudaram.

Rapazes e moças devem, sem exceção, usar camisa branca e gravata borboleta, calça ou saia escura, paletó e meias de cor escura. Escuro significa preferencialmente negro e por isso evoca o fraque.

O jornal italiano observa que a Inglaterra foi berço de movimentos contestatários como a beat generation, ou modas vulgares e imorais como a mini-saia. Mas o subfusc se manteve firme, enfrentando toda contestação. E a tradição também.


Comentário


Bon chic bon genre est une expression utilisée en France pour définir une sous-culture, souvent exprimée par son acronyme BCBG. Elle définit principalement un style vestimentaire, mais également un comportement qui recherche le raffinement, le bon goût dans de nombreux domaines de la vie quotidienne. Le BCBG (qui peut désigner aussi bien le style que la personne qui l'adopte) se rapproche de la bourgeoisie, mais on dit qu'il est possible d'être pauvre et BCBG, car au-delà de l'apparence vestimentaire, la culture et l'éducation sont des points importants de la définition de ce style. 

N.B.

Nenhum comentário: