domingo, 20 de março de 2016

A última coisa que se deve dar na Páscoa é um coelho de verdade

Por Hudson Hongo / Tradução de Alice Wehrle Gomide

Durante um recente passeio pelo mercado de animais nos Emirados Árabes Unidos, o veterinário Piotr Jaworski ficou chocado pelo que ele viu: coelhos cor de neon que foram mergulhados em baldes de tinta tóxica para venda como brinquedo de Páscoa.

“Isto é absolutamente inaceitável”, Jaworski disse ao jornal de Abu Dhabi The National, chamando a prática de um “chamariz cruel”. “Em minha opinião, o processo e a presença dessa tinta em seus corpos é prejudicial para sua saúde”.


EmiradosArabesUnidos filho pascoa coelho verdadeFoto: Facebook/Middle East Animal Foundation
The Middle East Animal Foundation compartilhou as fotos como uma forma de chamar a atenção para o notoriamente cruel Sharjah Animal Market, mas a mesma alegria equivocada do feriado leva a muito sofrimento bem mais perto de casa.

Nos EUA, milhares de pintinhos e filhotes de coelho comprados como presentes de Páscoa são abandonados a cada ano após seus (quase sempre jovens) tutores perderem o interesse pela novidade, de acordo com a ASPCA.

EmiradosArabesUnidos filho pascoa coelho verdade2Foto: Shutterstock
Para os pintinhos, isto frequentemente envolve uma prática bizarra na qual os animais são tingidos de cores brilhantes com injeções de corantes dentro dos seus ovos dias antes de eles nascerem.

“Você pega corante de alimentos comum e injeta dentro do ovo”, o fazendeiro de aves aposentado Peter R. Theer explicou ao The New York Times. “Isto não os machuca, porque o corante e alimentos é perfeitamente seguro”.

Mas mesmo que o corante seja tão seguro como Theer diz, os pintinhos brilhantes são eventualmente abandonados em dezenas quando eles perdem suas penas de bebê, crescem e se transformam em aves regulares não coloridas.

“Grupos de resgate ficam lotados com estes animais após a Páscoa todos os anos”, Don Anthony do Animal Rights Foundation of Florida disse ao The New York Times.

Felizmente, cerca de metade dos estados nos EUA agora possuem leis que proíbem o tingimento de animais e cidades como Nova Iorque e Los Angeles não consideram mais segura a venda de coelhos em pet shops.

Se você está considerando comprar um coelho ou pintinho para seu filho este ano, a ASPCA recomenda que você, ao invés disso, compre doces. Se, entretanto, você acha que está realmente pronto para o compromisso de trazer um animal para sua vida, então adote, não compre.

Fonte: The Dodo


Nenhum comentário: