sexta-feira, 25 de março de 2016

Isto vale uma bolsa? O verdadeiro custo da sua bolsa de estilista

logo capa2

Por Lauren Kearney / Tradução de Marli Vaz de Lima


Para muitos amantes da moda, não há nada mais requintado do que uma clássica bolsa de couro de grife, pendurada no antebraço ou no ombro. Infelizmente, há uma verdade chocante escondida por trás de sua bolsa de luxo que é tudo, menos glamoroso.
Todos os anos, milhões de animais exóticos sofrem abusos graves e mortes lentas e agonizantes, tudo por causa da moda luxuosa. Cobras, jacarés, crocodilos e até avestruzes são mortos, de maneiras terríveis, de modo que suas peles possam ser transformadas em bolsas.


Uma recente investigação feita pela organização PETA (People for the Ethical Treatment of Animals) expõe exatamente o que se passa por trás da fachada brilhante de bolsas de grife, incluindo marcas top das passarelas, como Hermès, Prada e Louis Vuitton.


A verdade por trás da moda das bolsas de Luxo
De acordo com a PETA, "75 por cento de todo o couro de avestruz vem dos matadouros e de curtumes do Cabo Ocidental da África do Sul." É para lá que ela enviou seus investigadores a fim de obter imagens internas das maiores empresas de abate de avestruz do mundo, incluindo o fornecedor das bolsas Hermès Birkin.


A horrível filmagem mostra trabalhadores contendo cada ave, atordoando-as com eletricidade e depois cortando suas gargantas. Posteriormente, elas são depenadas, tem suas peles arrancadas e então são desmembradas. Cada avestruz na linha observa com medo as mortes horríveis de seus colegas do rebanho e, infelizmente, não há como escapar do fato de que eles, em algum momento serão o próximo.


Os inchaços visíveis no couro da avestruz são na verdade folículos onde antes costumavam estar as penas.
AfricaDoSul verdadeiro custo bolsaFotos: PETA
Em estado selvagem, avestruzes podem viver mais de 40 anos. Avestruzes mais jovens também irão permanecer com seus pais por até três anos, ao passo que aquelas criadas em fazendas industriais nunca chegam a ver seus pais. Avestruzes de criação, por outro lado, são mortas quando tem apenas um ano de idade, tendo seus pescoços esticados e gargantas cortadas.


Estes fornecedores são aqueles que fornecem peles de avestruz para lojas de grife como Hermès, Prada e Louis Vuitton. Então, da próxima vez que você comprar uma de suas bolsas, repense sua compra e lembre-se do verdadeiro custo por trás de cada uma delas.


Isto realmente vale a pena?
AfricaDoSul verdadeiro custo bolsa2
Infelizmente, avestruzes não são as únicas vítimas. Conforme mencionado acima, milhares de animais são explorados no mercado de animais exóticos, tudo por causa da moda supostamente luxuosa.



De ‘quem’ é feita sua bolsa?
As cobras são, sem dúvida, as maiores vítimas do comércio exótico peles de animais – especificamente as da espécie piton. Na verdade, a indústria da moda europeia representa cerca de 96 por cento do mercado de pele de piton, de acordo com a Humane Society International. E as grifes são as principais fabricantes e comerciantes de pele de piton. 


Na indústria da moda, as cobras normalmente tem seus corpos cortados à medida que são esfoladas vivos porque há uma crença de que esfolar em vida mantém a pele macia. No entanto, devido ao seu metabolismo lento, pode levar várias horas para as cobras morrerem. Podemos apenas imaginar quão excruciante uma morte deve ser e, infelizmente, a maioria dos consumidores não tem ideia de que suas escolhas de moda contribuem para este sofrimento.


Outra vítima da indústria de peles exóticas é o jacaré. A maioria das peles de jacaré vem de fazendas de criação, onde os jacarés são criados em tanques pequenos ou poças de água pútrida. Porque eles não podem nadar ou mesmo andar nos recintos lotados, os especialistas dizem que eles muitas vezes desenvolvem anormalidades e deformidades.


 Quando chega o dia do abate, os animais são mortos com tiro ou espancados até a morte com martelos. Basicamente, a vida para jacarés em uma fazenda de criação é miserável do começo ao fim. Lagartos também são mortos por suas peles. Muitas vezes, eles são decapitados e esfolados vivos, contorcendo-se em agonia enquanto sua pele é arrancada de seu corpo, tudo para uma moda bolsa, cinto, ou carteira.

Você pode ajudar a por um fim a essa crueldade!
Aparentemente podem ser necessárias as peles de até quarto crocodilos para fazer uma única bolsa. Isto é uma bolsa pelo custo de quatro vidas. Pergunte a si mesmo, isso é realmente justo para uma bolsa, um cinto ou qualquer outra coisa?

Como consumidor, você tem o poder de por um fim a esta crueldade. Então, se você concorda que animais não deveriam sofrer e morrer por causa dos acessórios de moda, não compre itens feitos de peles de animais exóticos. 

Não importa o quão bonito você possa parecer, aquela bolsa de couro Prada ou aquele cinto Louis Vuitton realmente, com toda honestidade, não vale isso. 


Quando você entrega seu cartão de crédito ou seu dinheiro, você está pagando pelo abate brutal de um animal e você tem que perguntar a si mesmo, isto é necessário?

Além disso, com este guia de compras compassivas, você pode achar vestuário elegante e livre de crueldade de empresas generosas que merecem sua clientela. A moda vegana nunca foi tão formidável.

Clique aqui para exigir que Hermes e Prada removam as peles de avestruzes e de outros animais exóticos de suas coleções.

Fonte: One Green Planet

Nota do Olhar Animal: A pergunta correta não é se "isto vale á pena", mas sim se isto é justo.

Nenhum comentário: