Por Amanda Lindner / Tradução de Sara Alves
O Parque Nacional de Virunga é o mais antigo parque na África e possui paisagens inspiradoras e uma grande variedade de espécies de animais e de vegetais. Mas a espécie mais preciosa do parque é a de gorilas da montanha – a única no mundo! Restam apenas 880 gorilas da montanha na selva e, como os interesses de guerra civil e de petróleo devastam o parque, estes gorilas sobreviventes estão correndo perigo. Além disso, a população de gorilas da montanha corre grandes riscos de ser capturada por caçadores e traficantes do comércio ilegal de animais silvestres.
Felizmente, em face dessa destruição, há uma grande parte de pessoas gentis trabalhando incansavelmente para proteger os gorilas da montanha. E na semana passada, guardas do centro de resgate The Senkwekwe Center, o único centro no mundo que cuida de gorilas da montanha órfãos, salvaram uma bebê gorila de ter um terrível destino no comércio ilegal de animais silvestres.
A bebê gorila Lulingo, que tem menos de 1 ano, é apenas uma das muitas vítimas do comércio ilegal que assola o parque. Tragicamente, a mãe da bebê gorila foi morta durante o rapto, e o mesmo acredita-se ter acontecido com Silverback, o chefe da família. Os traficantes geralmente matam os pais dos filhotes na selva para ser mais fácil raptar os mais jovens sem a presença dos pais para defendê-los.
A pobre bebê gorila assistiu seus pais serem assassinados brutalmente.
Esta é a gaiola utilizada pelos traficantes para prendê-la.
Agora ela está sob os cuidados de Bobo, um dos mais experientes e habilidosos cuidadores do parque.
Confira o vídeo abaixo para ver a equipe de resgate em ação:
https://youtu.be/3uzi-HDy3NI
Lulingo ficará sob os cuidados e companhia de seus tutores 24 horas por dia. Quando ela tiver idade suficiente para se juntar aos outros gorilas, será transferida para o centro de reabilitação GRACE Gorilla Rehabilitation Center para seus cuidados de longo prazo.
Para saber mais sobre o trabalho desses salvadores, assista o documentário de Virunga no Netflix e saiba como você pode ajudar a proteger os gorilas aqui.
Fonte: One Green Planet
Nenhum comentário:
Postar um comentário