sábado, 2 de abril de 2016

Plástico molesta as vacas nas ruas da Índia, mas resgatistas incríveis estão intervindo para ajudá-las


Por Erika Abrams / Tradução de Marli Vaz de Lima
India vaca 1Foto: Rohan Babu/Flickr
A Índia está se urbanizando rapidamente. Cidades já foram aldeias onde as estradas eram feitas para bicicletas e motocicletas ocasionais. Os campos eram lavrados por bois puxando carros e frequentemente eles pastavam livremente depois de horas de trabalho. Hoje, vias urbanas estão congestionadas com carros e caminhões.


Os campos são lavrados principalmente por tratores e os carros de boi praticamente desapareceram. No entanto, as vacas não.


Muitas pessoas celebram a Índia como o lar do maior número de vegetarianos no mundo. Mas, com meio bilhão de bovinos, a Índia também é o exportador de carne bovina número um do mundo - à frente do Brasil, Austrália e, bem, de todo o mundo. Ela também tem o maior número de fazendas leiteiras do mundo.


Meio bilhão de bovinos vive na Índia, e em Udaipur, uma cidade de médio porte com 500.000 habitantes, milhares de vacas leiteiras enfeitam casas e andam pelas ruas. A maioria das vacas que vagueiam na Índia é de fêmeas mais velhas que já não são produtoras de leite. De pouca utilidade para os seus agricultores, elas são enxotadas com uma vassoura das casas onde passaram os primeiros cinco anos de suas vidas, muitas vezes amarradas em correntes curtas, tendo permissão para andarem apenas 10 minutos por dia até um cocho de água.



A vida nas ruas para as vacas da Índia
Uma vaca sortuda na rua terá um pequeno circuito para percorrer, quase o mesmo comportamento repetido dia após dia - se ela não for interrompida por um operador do comércio de carne. Ela vai caminhar até a casa de um vizinho amigável onde ela sabe que encontrará dois chapatis (pão árabe), que foram deixados para ela precisamente cinco minutos antes de sua chegada.


Ela vai caminhar até o portão da frente de outra casa, onde há um cocho de água de cimento cuidadosamente instalado, e vai tomar uns poucos longos goles de água fresca. A próxima parada é o homem dos vegetais na esquina, que corta os talos de couve-flor e joga-os em uma pilha, só para ela. Ela vai ficar e relaxar sob o sol por meia hora após este lanche saboroso.


Mas então, como tudo na Índia, o lado bom tem uma sombra. Muitas vezes, as vacas ficam presas nos engarrafamentos ou são atropeladas pelos motoristas nas ruas caóticas das cidades agitadas. Para a associação Animal Aid Unlimited, esses motoristas acelerando são desastrosos para as vacas, e eles mantêm a equipe de resgate de 55 pessoas ocupada todos os dias.


Muitas das vacas que a Animal Aid Unlimited resgata sofrem de ossos fraturados ou cortes abertos pela passagem dos veículos. Na maioria dos dias, a Animal Aid Unlimited trata de cerca de 50 vacas e touros, engessando fraturas dos pés ao quadril, envolvendo confortavelmente perfurações e cortes com bandagens frescas, e empurrando úteros em prolapso para a segurança do lado de dentro.


A equipe de resgate se mantém ocupada, tratando em média de 50 vacas que foram feridas nas ruas.
India vaca 2Foto: Rohan Babu/Flickr


Plástico molesta as vacas de rua da Índia

No entanto, ainda mais sério do que os carros são as pilhas de plástico que muitas vezes são confundidas com alimentos. Muitas vezes, as vacas vagueiam sobre pilhas de lixo que varredores fizeram, onde pode haver alguns restos de uma festa de casamento em meio a centenas de sacos plásticos e pratos de plástico cobertos com molhos saborosos e que, tragicamente, eles confundem com alimentos e engolem.


Muitas vezes, as vacas e touros resgatados vêm com estômagos cheios com 20, 30 ou até 35 kg de plástico. Na verdade, muitas vacas são tiradas das ruas por coletores de vacas do governo, que as largam em uma instalação onde elas encontram o seu caminho até um depósito de lixo.
India vaca 1Foto: Rohan Babu/Flickr
No momento em que alguém chama a Unlimited Animal Aid para resgatá-los na estrada, eles já estão geralmente morrendo de fome. Eles são pele e osso, e muitas vezes as vacas parecem prenhes por causa do plástico em seus estômagos.


Os visitantes e voluntários do resgate veem as vacas pastando no feno com curativos e talas; vacas e bois descansando à sombra das árvores e, por vezes, deitados em colchões, seus estômagos inchados por causa do plástico, incapazes de ficarem em pé. Como a eutanásia de vacas é ilegal no Rajasthan, é triste saber que este é o lugar onde alguns deles, sedados num abrigo à beira da morte, vão passar os seus últimos dias.



India vaca 3Foto: Rohan Babu/Flickr
A remoção do referido plástico é praticamente impossível. A rumenotomia – evacuação do conteúdo dos estômagos ou lúmens – é uma cirurgia com uma alta taxa de mortalidade devido ao peristaltismo delicado (movimento) das ondulações intestinais e secreções de enzimas necessárias para o movimento, mesmo que a comida boa ao longo de seus quatro estômagos seja facilmente bloqueada pelo trauma da cirurgia.


Abaixo, resgatistas da Animal Aid removem 18 kg de plástico do estômago de uma vaca:

A função da Animal Aid Unlimited é cuidar das vacas com dor e que sofrem, e facilitar a visita para as pessoas, de forma que através do contato com vacas e bois elas se tornem mais capazes de entenderem sua inteligência, curiosidade, malandragem, afeição e experimentem as vacas como as maravilhas que são.


Para conhecer mais sobre esta organização e o trabalho que ela desenvolve, confira o site da Animal Aid Unlimited aqui.


Fonte: One Green Planet

MAIS NOTICIAS






Nenhum comentário: