quarta-feira, 4 de maio de 2016

Desmatamento dos biomas brasileiros em %



Hoje é dia do solo e temos muitas áreas com solo degradado devido às ações do homem: física (pelo desmatamento, urbanização sem planejamento, assoreamento dos rios), química (uso de insumos agrícolas, rejeitos industriais, falta de saneamento básico, poluição dos rios), biológica (perda de biodiversidade). 


Precisamos, coletivamente, defender a natureza da qual só somos parte e de uma ética ambiental. A gente não precisa ser agricultor orgânico para trabalhar a favor da natureza. A filosofia da cultura permanente, ou permacultura, mostra como o cuidado com a terra e com as pessoas pode ser um guia principal em todas as áreas da vida, com respostas criativas para regenerar o sistema.

O mapa reflete a gravidade do desmatamento e degradação dos nossos biomas. Desmatamento zero e fim das queimadas deveriam ser pontos já conquistados, fora de discussão. Agora, deveríamos estar trabalhando em reflorestar e criar soluções sustentáveis para cada bioma. #Desmatamentozero


 Comentário

Paulo Cezar Mendes Ramos Este mapa é totalmente irreal. Para Mata Atlântica, por exemplo, este dado de 8,5% que afirma que sobrou é um dado subdimensionado. Além de não ter sobrado 8,5%, grande parte do que sobrou está totalmente alterado. As pequenas manchas de florestas da região Atlântica que sobraram sofrem os efeitos de borda e sofreram a extração de muitas espécies de árvores. O que resta é uma floresta desprovida de muitas das espécies que existiram originalmente. Isto vale para os outros biomas, talvez numa intensidade menor. 

Nenhum comentário: