sexta-feira, 27 de maio de 2016

Escolas na Índia inovam no currículo para ensinar compaixão pelos animais

Educação


17 de setembro de 2015 às 6:40

Por Runa Mukherjee Parikh (Tradução Neuza Vollet – da Redação)
dog-child
Os estudantes do estado indiano de Gujarate já estão equipados para receber uma lição diária sobre compaixão. O diretor do Conselho Gujarate de Pesquisa e Treinamento Educacional emitiu uma circular aos coordenadores de recursos instruindo as escolas a utilizarem o programa de educação humanitária da PETA Índia (PETA-People for the Ethical Treatment of Animals), denominado de “Cidadão Compassivo”. A PETA Índia completou o processo de distribuição do programa a todas as escolas do governo de Gurajate para que seja empregado com crianças entre 8 a 12 anos.


O programa “Cidadão Compassivo” é a versão PETA Índia do programa internacionalmente reconhecido de educação humanitária da PETA Estados Unidos, “Compartilhe o Mundo”, projetada para sensibilizar as crianças a serem compassivas com os animais. O programa foi aprovado pelo Conselho de Bem-Estar Animal, da Índia e pelo Conselho Central de Educação Secundária. Os estados e os territórios da união que endossam o programa incluem Chandigarh, Delhi, Goa, Kerala, Haryana e Madhya Pradesh.


“Diz-se que quando você ensina uma criança a ser compassiva com um rato, você está ajudando tanto a criança como o rato”, diz Puja Mahajan, coordenador educacional sênior, da PETA Índia. “Respeito e compaixão são de vital importância no combate à violência em toda a sociedade.”


A maioria das crianças naturalmente sente preocupação e afeto pelos animais, mas aprendem a crueldade com a sociedade, e em geral acabam perdendo de vista a compaixão. Falta de respeito pelas outras espécies também pode ser traduzida por insensibilidade e crueldade contra os seres humanos. Os psicólogos, sociólogos e agentes da lei documentaram muito bem que a violência contra os animais cometida pelas crianças é com frequência um sinal de alarme precoce de futuros atos de violência contra os humanos.


A educação humanitária pode ajudar a garantir um futuro em que os animais, o ambiente em que vivem e os seres humanos sejam tratados respeitosamente. O programa consiste de um manual do professor, fichas de atividades copiáveis, uma unidade de leitura com adaptações de histórias verídicas de animais e um vídeo de 28 minutos.



O programa pode ser incluído com facilidade no programa escolar em línguas, ciência, estudos sociais e educação ambiental. “Cidadão Compassivo” é também perfeito para ser utilizado em clubes escolares de direitos animais e ambientais.



Este programa já está sendo empregado voluntariamente em cerca de 25.000 escolas públicas e particulares, alcançando até 5 milhões de crianças ao redor da Índia. As informações são do IBN Live.
Divulgue a ANDA no seu site

Nenhum comentário: