Abordagens diferentes para promover causas mostram como sensibilizar e engajar pessoas
Tinder canino
O
Brasil conta com mais de 20 milhões de cães abandonados nas ruas. Para
os que foram resgatados, o problema é a dificuldade que os abrigos de
animais e ONGs muitas vezes têm em achar donos interessados em
adotá-los. A solução encontrada pela DogLikers foi inovadora:
desenvolveram o Au.dote, um aplicativo para que as pessoas que querem
adotar um animal de estimação encontrem a sua cara metade canina. Como
uma espécie de ‘Tinder’, no aplicativo, o interessado define a
localização e informações como idade e raça, e a partir disso é só ir
‘favoritando’ as fotos dos cães. Depois basta entrar em contato com a
ONG para dar início ao processo de adoção. Desde o lançamento em 2015 já
foram mais de 15 mil downloads! O aplicativo é gratuito e está
disponível na AppStore e no GooglePlay. Não compre, adote!
Natureza high tech
Atualmente todos já
sabem que é importante proteger o meio ambiente. Mas como sensibilizar
as pessoas para que cada uma faça a sua parte na conservação da
natureza? A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza teve uma
grande ideia: juntar tecnologia, interatividade e experiências que
estimulem os sentidos para ensinar sobre a importância da biodiversidade
brasileira. Assim é a Conexão Estação Natureza, exposição que está
rodando o Brasil e já foi visitada por mais de 4,3 milhões de pessoas,
com um incrível percentual de 73% de sensibilização! As principais
atrações que chamam a atenção dos visitantes são o cinema sensorial 4D
com estímulos sensoriais como chuva, aromas e mudança de temperatura;
óculos de realidade virtual (onde é possível visitar uma queda d’água de
100 metros) e diversos jogos interativos. Você pode conferir quando a
Conexão Estação Natureza passará pela sua cidade através do site da
exposição.
Trânsito mais seguro
Com o objetivo de
reduzir as mortes no trânsito brasileiro, a Concessionária Ecovia, que
administra o trecho da BR-277 entre Curitiba e o litoral do Paraná,
buscou chamar a atenção para esse problema de forma impactante. Foi
criada uma campanha de conscientização mostrando que, nos acidentes, não
são os automóveis que se chocam, mas seres humanos que se ferem. Foram
distribuídos outdoors na rodovia e em diversos pontos da capital
paranaense. A iniciativa foi um sucesso e, em todo o trecho dos 100 km
da concessionária, houve a impressionante redução de 80% nos acidentes!
Crianças, defendam-se!
Abuso sexual é um tema
bastante delicado. Se for com crianças é ainda pior. Como falar sobre
esse assunto de forma a sensibilizar meninos e meninas para que contem
para seus pais ou pessoas de confiança caso alguém cometa um abuso? A
Rede Marista de Solidariedade lançou um programa chamado Defenda-se para
conscientização de crianças por meio de uma série de web vídeos que
abordam como elas devem agir nesses casos. O objetivo da iniciativa é
reduzir os índices alarmantes de abuso e exploração sexual de crianças. E
caso você seja testemunha de uma situação dessas, não se esqueça,
disque 100 e denuncie!
Nenhum comentário:
Postar um comentário