segunda-feira, 10 de outubro de 2016

A "Revitalização" que destroi nossas matas e nossa fauna.

Prezado(a) Senhor(a)

O Fórum das Ong's Ambientalistas do DF e a Frente Comunitária do Sítio Histórico de Brasília e Distrito Federal entraram com dois documentos no Conselho de Meio Ambiente do Distrito Federal (CONAM/DF) questionando as várias irregularidades de  "Revitalização do Aeroporto". Esta parece conter propostas  e atividades  que  desvirtuam, e muito, dos objetivos de  um sítio aeroportuário, conforme definido pela ANAC. Sem contar a "cidade do automóvel" que ali se encontra. 

Verificamos que não há  monitoramento ambiental por parte do órgão ambiental, desde que foi dada a última licença para a construção da segunda pista. Fazia parte das condicionantes. Estive dentro do Córrego do Cedro com uma equipe do IBGE e ficamos estarrecidos com o que vimos. Ele está totalmente assoreado pela construção da segunda pista. Os relatos de moradores próximos à pista dizem que em época de chuva, a terra desce com muita violência. Os tubos construídos para segurar a água não dão conta da vazão. Cabe esclarecer que o IBGE tem vários dados daquele Córrego desde 1998. 

Também os prédios propostos pelo Aeroporto  ferem a Portaria IPHAN 68/2012, no que diz respeito à altura na área do  entorno  do Conjunto Urbanístico de Brasília. 

Por último, o Aeroporto  Internacional JK está dentro de uma unidade de conservação (APA Gama Cabeça de Veado) e também  na área da  Reserva da Biosfera do Cerrado (programa da UNESCO). Em ambos, o objetivo maior é manter a biodiversidade e privilegiar o uso sustentável dos recursos ambientais. Se considerarmos que o DF, conforme o Inventário Florestal recém lançado, só possui 23% de Cerrado íntegro, a proposta de "revitalização do Aeroporto", com a destruição de cerca de  145 hectares de Cerrado nativo é, no mínimo, uma afronta à população e um crime ambiental. 

Assim, como conselheiros do CONAM/DF, integrantes do Fórum das Ong's Ambientalistas solicitou explicações da SEMA sobre a revitalização do Aeroporto JK. 

Seria interessante que lessem os documentos, anexo, que são de domínio público e vejam se há algum outro fato além do que já relatamos. Caso haja, podem encaminhar ao   CONAM/DF. Isso ajuda a todos nós.   

Talvez seja interessante também conversarem com os promotores da área. Qualquer ajuda  é sempre bem-vinda. É nossa união que fará diferença na qualidade de vida de nossa cidade. 

Atenciosamente

Mônica Veríssimo

Nenhum comentário: