sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Governo de São Paulo pretende vender áreas florestais

Por Sabrina Rodrigues
Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, pretende entregar 34 áreas pertencentes ao Instituto Florestal à iniciativa privada. Foto: Bruno Santos/Flickr.
Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, pretende entregar 34 áreas pertencentes ao 
Instituto Florestal à iniciativa privada. Foto: Bruno Santos/Flickr.


O governo de São Paulo deseja vender 34 áreas pertencentes ao Instituto Florestal. As áreas seriam as estações experimentais e florestas. A Secretaria Estadual de Meio Ambiente publicou, no dia 17, chamamento público objetivando a captação de interessados, mesmo sem ter uma lei que permita a sua negociação. No ano passado, o governo concedeu à iniciativa privada a gestão de 25 unidades de conservação e estações experimentais administradas pela Secretaria do Meio Ambiente. Agora, o procedimento vai ser diferente, o setor privado vai informar as condições de seus interesses e quais as áreas são interessantes para ela. “Se não houver interesse, continua conosco”, afirmou o secretário estadual do Meio Ambiente, Ricardo Salles para o Estadão.


O secretário argumenta que essas áreas estão causando custos de manutenção maiores do que o retorno, como é o caso de áreas de pesquisa e produção madeireira de espécies de eucalipto e pinus, por exemplo. A ideia não agradou alguns pesquisadores que trabalham no Instituto Florestal, que temem pelo futuro dessas áreas, caso sejam vendidas. Embora admitam que algumas áreas estão com a produção madeireira em declínio, eles ressaltam as funções ambientais para a restauração de vegetação nativa que elas desempenham.


Fonte: Estadão

Nenhum comentário: