terça-feira, 14 de março de 2017

Governo lança plataforma de gestão florestal

Por Sabrina Rodrigues*
lancamento-do-sinaflor-no-ibama-foto-mma-divulgacao
O Ministério do Meio Ambiente lançou na terça-feira (7) o Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor), um sistema nacional integrado para a gestão florestal no país.


A plataforma, desenvolvida pelo Ibama, tem como objetivo controlar todo o processo da origem da madeira, do carvão e de outros produtos e subprodutos florestais. A ideia é rastrear desde a autorização de exploração até o transporte, armazenamento, industrialização e exportação.



A instauração da plataforma vem em observância aos artigos 35 e 36 da Lei nº 12.651/2012, da nova Lei Florestal. A previsão é que o Sinaflor esteja em funcionamento em todo o país até o fim do ano e a sua utilização será obrigatória a partir de janeiro de 2018.


“Desde o plano de manejo até o produto final, haverá uma marcação eletrônica de tudo o que aconteceu”, explicou a presidente do Ibama, Suely Araújo. “Isso vai trazer segurança e reduzir o número de fraudes”, acrescentou.


O estado de Roraima foi o primeiro a emitir as primeiras autorizações no sistema. Estados que já estão com o Sinaflor instaurado ou que tem o seu próprio mecanismo de gestão florestal deverão ser integrados ao Sinaflor como os estados do Maranhão, Pará, Tocantins e Mato Grosso.



*Com informações da Assessoria de Imprensa do Ministério do Meio Ambiente.

Nenhum comentário: