terça-feira, 14 de março de 2017

Conheça mais sobre os papagaios e porque é importante preservá-los


Por Sabrina Rodrigues*
A cartilha faz parte das comemorações do Ano do Papagaio que se encerram ainda este ano. Foto: Anselmo Garrido/Flickr.
A cartilha faz parte das comemorações do Ano do Papagaio que se encerram ainda este ano. 
Foto: Anselmo Garrido/Flickr.


Uma das aves mais populares do país ganharam uma cartilha na última sexta-feira (10). O Ministério do Meio Ambiente (MMA), a Sociedade Brasileira de Zoológicos e Aquários e os Projetos de Conservação dos Papagaios do Brasil uniram-se com o objetivo de lançar uma publicação que possa incentivar a conservação dos papagaios e de coibir o comércio ilegal dessas aves no país.


A cartilha pode ser acessada de forma digital e também terá a versão impressa. O lançamento da publicação faz parte das comemorações do Ano do Papagaio, uma campanha que teve início em 2016 com a finalidade de chamar a atenção para a conservação de papagaios no Brasil com ênfase nas espécies papagaio-da-cara-roxa, papagaio-do-peito-roxo, papagaio-charão, papagaio-chauá e papagaio-verdadeiro. A obra possui linguagem acessível a todas as faixas etárias e busca a conscientização da população para a preservação das aves e acentua as questões ambientais de educação ambiental tão abordados no Ano do Papagaio.


A publicação toca em temas pertinentes à realidade dessas aves, como as principais ameaças às espécies, entre elas o comércio ilegal, o desmatamento e alteração dos ambientes em que vivem os papagaios. Mas, não é só de temas fortes que se trata a obra, o leitor também irá se deparar com curiosidades a respeito do porquê, em 1500, o Brasil era chamado de Terra dos Papagaios.


*Com informações da Assessoria de Comunicação do ICMBio

Nenhum comentário: