quarta-feira, 24 de maio de 2017

Mutirão para a limpeza de praias acontece em cinco estados

terça-feira, 23 de maio de 2017


Mais de 300 pessoas se reunirão pela costa brasileira para promover a consciência ambiental em praias do Paraná, Santa Catarina,  Espírito Santo, Bahia e Ceará.





Uma onda de amor pela vida que rompeu barreiras e agora chegou a grande parte da costa brasileira. A ONG Parceiros do Mar, fundada em Curitiba após uma fatalidade ter levado a vida da surfista Renata Turra Grechinski, surgiu em 2012 com o objetivo de levar mais segurança ao mar. Com ações sociais, ambientais e educacionais, um dos principais projetos dos Parceiros são os Mutirões de Limpeza das Praias que acontecem há cinco anos. Neste ano, porém, a ação tomou proporções muito maiores e voluntários de cinco estados brasileiros irão promover mutirões simultâneos pela costa, no sábado, dia 27 de maio.





“É muito emocionante, depois de muito trabalho, ver tanta gente engajada por uma causa. Porém, é importante ressaltar que os mutirões de limpeza não possuem apenas o objetivo de limpeza, mas também de minimizar os riscos dentro da água, evitando que redes de pesca, e artefatos ilegais sejam arrastados para o mar e prejudiquem quem está na água”, explica Silvia Turra Grechinski, diretora da ONG Parceiros do Mar – movimento Surf Seguro.





A Praia do Coral, na Barra do Jucu – ES, local que recebe muitos atletas que procuram pela pratica de surf, realizará a instalação de placas informativas, a coleta de resíduos, plantio de mudas nativas e cercamento da restinga. “É nossa ideia para chamar a atenção sobre a necessidade de cuidar mais das nossas cidades, e principalmente das nossas áreas verdes e praias.”, diz Petrus Lopes, Diretor do Instituo Jacarenema, Parceiros na ação.




Em Santa Catarina, a ASPI – Associação de Surf Praias de Itajaí, que desenvolve e profissionaliza o surfe no município e região através de competições, incentivando assim o surgimento de novos talentos, campeonatos diferenciados e circuitos que movimentam o Sul do Brasil, também está preocupada com a conscientização ambiental, e convocou a população, unindo-se nesta onda de amor pela vida.





Outro Parceiro, de cunho nacional, envolvido na ação, é o Projeto Limpando o Mundo que, no Ceará, estará ajudando nessa missão de promover a educação ambiental no combate ao lixo marinho para a proteção dos oceanos e espécies ameaçadas de extinção.





O 1º Mutirão Nacional de Limpeza de Praias Parceiros do Mar irá acontecer em 5 estados de forma simultânea. Os organizadores esperam a participação total de cerca de 300 pessoas e a expectativa é de coletar mais de 5 toneladas de lixo no total. O lixo coletado será destinado à entidades de coleta organizadas.
2ª Limpeza Subaquática irá sinalizar artefatos de pesca ilegal





Renata perdeu a vida quando o leash de sua prancha de surf engatou num artefato ilegal de pesca, utilizado em pesca de espera, proibida por lei. “Por ser proibido, pescadores deixam esses petrechos de pesca sem sinalização, o que causa acidentes como o da minha irmã. Temos muitas histórias de surfistas presos em redes de pesca. Mortes desta forma são dadas como afogamento, mas é crime, não é acidente”, comenta.





A 2º Limpeza Subaquática irá acontecer em Guaratuba, no Paraná, saindo do Rio da Barra, no bairro de Barra do Saí, finalizando próximo ao Morro do Cristo, totalizando um trajeto de 9 km. Esta ação é em parceria com a ASG – Associação dos Surfistas de Guaratuba, Polícia Militar Ambiental do Paraná, Corpo de Bombeiros do Paraná e ajuda de pescadores da Associação dos Pescadores de Matinhos. “Vamos estar bem na época da pesca da Tainha, quando os pescadores clandestinos armam seus petrechos de pesca ilegal. Queremos minimizar essas ações. Na primeira edição da limpeza subaquática identificamos quatro pontos de ilegalidade”, afirma Silvia.





Para esta ação a ONG contratou um barco de pesca para fazer o arrasto e ainda pagou o conserto da embarcação da Polícia Ambiental para que pudesse acompanhar e fazer as autuações.




Veja abaixo em quais cidades o mutirão irá acontecer e faça a diferença também. Seja um voluntário!
Informações: https://www.facebook.com/events/1735660843398533/ ou www.parceirosdomar.com.br






SANTA CATARINA:

Local: Itajaí

Horário: 8h30

Ponto de Encontro: Brava Norte, na passarela em frente aos bares.

Organizador: Ivan T. Filho

Co-Realização: ASPI – Associação de Surf Praias de Itajaí



PARANÁ:

Local 1: Guaratuba

Horário: 9h

Ponto de Encontro: Rio da Barra

Organizador: Bruno Soares Possebon

Co-Realização: ASG – Ass. dos Surfistas de Guaratuba



Local 2: Matinhos

Horário: 9h

Ponto de Encontro: Bar do Pepe

Organizador: Rafaella Lins



Local 3: Pontal do Sul

Horário: 9h

Ponto de Encontro: Praça Principal de Shangri-Lá

Organizador: Silvia Turra Grechinski

Co-Realização: Associação MarBrasil



Local 4: Ilha do Mel

Saída A: Trapiche das Encantadas – Horário: 8h.

Co-Realização: Filhos da Ilha

Saída B: Trapiche de Brasília – Horário 11h.

Co-Realização: Global Vita/ Amazing Runs

Organizador: Klaus Marx Matias



ESPÍRITO SANTO:

Local: Praia do Coral do Meio – Barra do Jucu

Horário: 9h

Ponto de Encontro: a definir

Organizador: Petrus Lopes

Co-Realização: Instituto Jacarenema



BAHIA:

Local: Porto Seguro

Horário: 9h

Ponto de Encontro: a definir

Organizador: Ana Tereza Campos

Co-Realização: Ana Tereza Campos Fisioterapia



CEARÁ:

Fortaleza

Horário: 9h

Ponto de Encontro: Praia da Sabiaguaba.

Organizador: Juaci Araujo Oliveira



Local 2: Icapuí

Horário: 9h

Ponto de Encontro: Quitérias

Organizador: Juaci Araujo Oliveira



Local 3: Caucaia

Horário: 9h

Ponto de Encontro: Iparaná

Organizador: Juaci Araujo Oliveira

Co-Realização: IPOM/ Limpando o Mundo e Asupce – Associação de Stand Up Paddle do Ceará.




INSTRUÇÕES:




– Ir com roupas e calçados adequadas para caminhada na praia, além de boné, viseira, óculos escuros.
– Levar próprio protetor solar, água, repelente.
– Não haverá a distribuição de camisetas nem material de suporte
– A participação é voluntária e sem fins lucrativos
– A organização fornecerá água e frutas aos participantes, porém a distribuição é limitada á quantidade doada para cada ação.
– A organização não fornecerá transporte até o ponto de encontro. Os voluntários se encontrarão no ponto de encontro de cada cidade listada acima.
– Dúvidas, entrar em contato com os organizadores de cada local listados acima.
**Se chover o evento será adiado.





O 1º Mutirão Nacional de Limpeza de Praias Parceiros do Mar é uma realização da ONG Parceiros do Mar com apoio da ASG – Associação dos Surfistas de Guaratuba, Associação MarBrasil, Insight Social, Global Vita, Coletivo do Bem, NoAR Comunicação, Possebon Engenharia e Serviços, Sea Shepherd – Núcleo Paraná, Polícia Militar Ambiental do Paraná, Corpo de Bombeiros do Paraná, ASPI – Associação de Surf Praias de Itajaí, Instituto Jacarenema de Pesquisa Ambiental, Projeto Limpando o Mundo Ceará, Instituto EcoFaxina, Ana Tereza Campos Fisioterapia, Studio P3, Curitiba Lixo Zero, One Drop Produções, Instituto Legado, UFPR Litoral e Ocram Comunicação.






Sobre a ONG: O Instituto Renata Turra Grechinski – ONG Parceiros do Mar foi fundado em razão da fatalidade que levou a vida da jovem Renata em fevereiro de 2012, quando surfava com amigos na praia de Coroados/ Barra do Saí, no litoral do Paraná. Enroscada em artefato ilegal de pesca (porque colocado sem sinalização a menor distância do que a mínima permitida por Portaria do Instituto Ambiental do Paraná), Renata não resistiu ao afogamento. A partir daí, familiares e amigos de Renata fundaram a ONG para lutar por um litoral mais seguro para todos, congregando três pilares de atuação: segurança no mar, conservação e preservação ambiental, e temáticas relativas à pesca.






Fonte: Envolverde

Nenhum comentário: