sábado, 20 de maio de 2017

Pássaro-robô é contratado em tempo integral por aeroporto


Pássaro-robô é contratado em tempo integral por aeroporto
[Imagem: Universidade Twente/Divulgação]
Robô espantalho
O Aeroporto Internacional de Edmonton, no Canadá, vai estrear mundialmente o uso de pássaros robóticos de forma contínua, e não apenas em testes experimentais.
O Robird (robô pássaro) está sendo fabricado por uma equipe da Universidade de Twente, na Holanda.
O objetivo é que o pássaro robótico assuste os pássaros reais, afastando-os do aeroporto, onde podem causar acidentes. Ele ficará especialmente incumbido de evitar que os pássaros façam ninhos ou criem rotas de alimentação no entorno do aeroporto.


Pássaro robótico
O robô biomimético imita o voo de um falcão de forma realista, tornando seu comportamento virtualmente indistinguível de um pássaro natural, levando as outras aves a acreditarem que seu inimigo natural está presente na área.


Para que ele próprio não represente um risco para os aviões, as missões "espanta pássaros" ficarão inicialmente limitadas a uma distância de 400 metros das pistas de pouso e decolagem, mas essa distância deverá ser diminuída à medida que a tecnologia se mostrar verdadeiramente confiável.


"Este é realmente um momento histórico para o nosso empreendimento, mas especialmente para toda a indústria da aviação," disse o professor Nico Nijenhuis, que agora lidera a empresa emergente Clear Flight Solutions, criada com o auxílio da universidade.


"Nós atualmente operamos nossos Robirds em uma variedade de lugares, mas dar o passo para a plena integração dentro das operações diárias em um aeroporto é fenomenal. Por anos, tem havido muito interesse dos aeroportos. Agora, começar oficialmente a integrar nossas operações em um importante aeroporto canadense é absolutamente fantástico," comemorou ele.


Nenhum comentário: