Vista do distrito de  Paranapiacaba, Santo André/SP, onde está localizada a Reserva Particular de Patrimônio Natural Nascentes do Rio Mogi (SP). Foto: Victor Hugo Mori - http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/04.044/3618
Vista do distrito de Paranapiacaba, Santo André/SP, onde está localizada a Reserva Particular de Patrimônio Natural Nascentes do Rio Mogi (SP). Foto: Victor Hugo Mori/Vitruvius

Na terça-feira, dia 20/06, a Prefeitura de Santo André assinou o termo para a criação da Reserva Particular de Patrimônio Natural Nascentes do Rio Mogi (SP), de propriedade da empresa CEMULTI – Cesari Empresa Multimodal de Movimentação de Materiais Ltda. Atualmente existem 87 reservas particulares do patrimônio natural (RPPNs) instituídas no território paulista, mas essa é a primeira da região do ABC — região que engloba os municípios de Santo André (A), São Bernardo do Campo (B) e São Caetano do Sul (C).


Com uma área total de 48.042,47 hectares em Santo André, a unidade de conservação ocupa aproximadamente 500 mil m² próximos à parte baixa da vila de Paranapiacaba. O local traz como atributo a presença da vegetação nativa, como da Mata Atlântica e do cerrado, além das nascentes e da diversidade da fauna e da flora.

De acordo com o gerente de engenharia da Cesari, Ruben Armando Espinoza Munoz, a empresa tem área total de aproximadamente 1 milhão de m² em Santo André, dos quais quase metade foi direcionada à criação da reserva. “É um grande prazer ter conseguido constituir essa primeira RPPN da região. Fizemos uma parceria muito grande com a Prefeitura e isso nos incentivou a criar essa reserva na cidade”, contou o representante da Cesari.

*Com informações da Prefeitura de Santo André