segunda-feira, 20 de novembro de 2017

GDF ameaça agora a Floresta Nacional. Conseguirá a FLONA sobreviver à ganância do Governo de Brasilia?

Gente, tudo bem.



    Confiram a notícia https://goo.gl/wM6K9u do Jornal de Brasília onde lemos sobre projeto de urbanização que poderá erguer um muro com mais de 3 quilômetros de prédios enfileirados para manter por volta de 2,5 mil famílias na Zona de Amortecimento da Floresta Nacional de Brasília. “Em vez de um muro de concreto protegendo o Parque, nossa proposta é um muro de pessoas”, diz no texto Gilson Paranhos, presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab).

    Sobre intervenções nos limites e entorno da Flona, escrevi no boletim Conect@ nº12, em Junho passado, que "Dependendo do rumo que tomarem as negociações entre os governos Federal e Distrital, a Floresta Nacional de Brasília (DF) perderá 10% de sua área, ou cerca de novecentos hectares. O recorte consolidará invasões em uma região entre as rodovias DF-001, DF-095 e DF-097, ocupada por estimadas quatro mil pessoas. A área protegida federal foi decretada em 1999, com seu território distribuído em quatro blocos isolados

    À época, cerca de 1.500 pessoas viviam nessas áreas. Todavia, a morosidade oficial para consolidar e fiscalizar a unidade de conservação ajudaram o número de moradores a saltar para os atuais seis mil. Os lotes abrigam comércios improvisados, igrejas, casas simples e até residências com piscina. No preto e branco da legislação, em Florestas Nacionais poderiam permanecer, no máximo, populações tradicionais. 


    Em 2015, uma sentença judicial obrigou a remoção das ocupações irregulares e o repasse das terras para o domínio federal. A determinação não foi cumprida pelo Governo do Distrito Federal, onde fontes defendem que as áreas ocupadas deixem de integrar a Floresta Nacional de Brasília. Há poucos dias, a área protegida ganhou sinalização em quase 50 quilômetros de trilhas e estradas de terra, para que ciclistas e pedestres possam aproveitar o espaço com mais segurança e menos impacto ambiental".

 
    Tanto a Flona quanto as ocupações a serem consolidadas são vizinhas imediatas (Zona de Amortecimento) do Parque Nacional de Brasília, um dos núcleos da RBC/DF.
    

-- 
Aldem Bourscheit
+55 61 981 149 319

Nenhum comentário: