segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Cientistas tentam trazer de volta da extinção cavalo morto há 40 mil anos

Cientistas tentam trazer de volta da extinção cavalo morto há 40 mil anos

06/09/2018 - 15H09/ atualizado 15H0909 / por Redação Galileu
Potro de 40 mil anos que os cientistas tentam clonar.  (Foto: Michil Yakovlev/SVFU)
Em meados de outubro, um grupo de pesquisadores encontrou um tipo extinto de cavalo em estado quase perfeito de preservação, com crina, cauda e órgãos internos. Com cerca de 40 mil anos de idade, o cavalo foi morto quando ainda era filhote, se mantendo preservado pelo gelo siberiano, na cratera Batagai em Yakutia, a região mais fria da Rússia.

Agora, os pesquisadores da Rússia e da Coreia do Sul planejam clonar o animal e trazer a espécie de volta à vida. "Felizmente, os tecidos musculares do animal não foram danificados e foram bem preservados, por isso conseguimos obter amostras dessa descoberta única para pesquisa em biotecnologia", disse o pesquisador Semyon Grigoriev.


A maior dificuldade, contam os pesquisadores, é encontrar uma célula cuja integridade foi preservada ao longo do tempo, já que os cristais de gelo causam o rompimento das paredes celulares. Eles já obtiveram sucesso em resgatar uma célula de um cachorro morto e congelado para depois cloná-lo, e agora esperam repetir o processo com o cavalo.

“Estamos tentando fazer uma cultura primária usando esse cavalo bebê, que foi descoberto há algumas semanas. Se conseguirmos células vivas deste antigo cavalo bebê, é uma promessa maravilhosa para as pessoas em termos de clonagem", disse o especialista em clonagem sul-coreano Hwang Woo Suk, ao Siberian Times.

Os embriões clonados seriam depois colocados no útero de uma égua moderna, que daria a luz ao cavalinho pré-histórico. "Depois de fazer o embrião clonado com este cavalo bebê, podemos facilmente transportá-lo para a mãe substituta”, contou Suk. “Existem os tipos de cavalos que são muito próximos do antigo."

O plano de clonar os cavalinhos, no entanto, é só uma parte de um plano muito maior. O potro foi encontrado quando os pesquisadores procuravam por algum exemplar de um mamute-lanoso, um dos últimos tipos de mamute a andarem sobre a terra. Trazer de volta o cavalo seria um aprendizado para fazer o mesmo com os mamutes.

Neste caso, a missão seria muito mais complicada, afinal a distância dos cavalos antigos para os modernos é bem menor que dos elefantes, que seriam utilizados para a gestação, para os mamutes.


Curte o conteúdo da GALILEU? Tem mais de onde ele veio: baixe o app Globo Mais para ler reportagens exclusivas e ficar por dentro de todas as publicações da Editora Globo. Você também pode assinar a revista, a partir de R$ 4,90, e ter acesso às nossas edições.

Nenhum comentário: