terça-feira, 25 de setembro de 2018

Especialistas debatem importância da arborização em zonas urbanas


 (Foto: Flickr critique comuns de Marcos Nozella)

Especialistas debatem importância da arborização em zonas urbanas

02/05/2017 - 14H05/ atualizado 14H0505 / por Giuliana Viggiano *
No último dia 17 (abril) ocorreu na Universidade de São Paulo (USP) o workshop Verdejando com a repórter Ananda Apple e o botânico Marcos Buckeridge. A conversa, que se deu no Instituto de Estudos Avançados, debateu a importância da arborização na cidade de São Paulo — que serve como referência para várias cidades do país.

Uma questão levantada foi a legislação confusa que orienta o plantio e o manejo de árvores pelos moradores. Votar numa nova proposta sobre o tema foi considerado prioridade pelos 100 presentes e pelos 300 debatedores online, assim como a realização de atividades educativas para orientar melhor a população a escolher as melhores espécies para determinados locais, e como cuidar dessas árvores.
Segundo os especialistas, é necessário focar no plantio de árvores nas zonas urbanas. Uma das soluções propostas é destinar parte das vagas de carros para as plantas. Além disso, os participantes consideraram crucial não apenas plantar novas árvores, mas conservar as já existentes de forma correta. Para isso, propuseram retirar o concreto que cerca muitas plantas (impedindo-as de respirar) e capacitar os funcionários da prefeitura de forma mais eficiente.

A Eletropaulo, responsável pela energia elétrica de São Paulo, também foi criticada, já que poda excessivamente as árvores da cidade e tem adiado o aterramento da fiação elétrica.

O aquecimento global também foi levantado no debate, já que até 2030 a temperatura da Terra irá subir consideravelmente. Para os especialistas, o ano deveria ser considerado um marco e a capital paulistana deve estar preparada até lá. Entretanto, para isso, o número de viveiros de plantio precisa crescer para dar conta da cidade toda (hoje são apenas 3).

(*Com supervisão de Nathan Fernandes.)

Nenhum comentário: