quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Alterações em vegetação do Ártico podem acelerar mudanças climáticas

Início Planeta Mudanças Climáticas Alterações em vegetação do Ártico podem acelerar mudanças climáticas

Alterações em vegetação do Ártico podem acelerar mudanças climáticas

A pesquisa mostra que arbustos, gramíneas e outras plantas no Ártico estão ficando mais altas devido ao aquecimento.

Um estudo publicado na revista Nature revela que temperaturas mais elevadas no Ártico têm levado a um crescimento acima da média de espécies vegetais da região. Segundo a pesquisa, que avaliou mais de três décadas de oscilações na cobertura vegetal, a variação na altura das plantas pode contribuir ainda mais para o aquecimento global e as mudanças climáticas. O problema preocupa a ONU Meio Ambiente.

Na zona ártica do planeta, a terra é coberta por uma vegetação conhecida como tundra. Nesse bioma sem árvores, espécimes vegetais de pequeno porte florescem e se desenvolvem sobre um solo permanentemente congelado, que funciona como um repositório fixo de carbono. Mas com o aumento das médias de temperatura no mundo, esses ecossistemas estão vendo seu equilíbrio se transformar.

A pesquisa publicada na Nature mostra que arbustos, gramíneas e outras plantas no Ártico estão ficando mais altas devido ao aquecimento. Com um tamanho maior, essa vegetação acaba concentrando mais neve em torno dela, o que impede que o solo congele tão intensamente. Isso favorece o derretimento do solo congelado da tundra durante o verão — o que libera carbono na atmosfera. Até 50% dos estoques subterrâneos de carbono são encontrados nesses pedaços de terra a 0ºC, ou mesmo abaixo.

“A tundra está esquentando mais rapidamente do que qualquer outro bioma na Terra, e os desdobramentos potenciais são de longo alcance por causa dos efeitos de retroalimentação globais entre vegetação e clima”, aponta a pesquisa.

As plantas mais altas também tornam a superfície da terra mais escura — o que faz a tundra acumular mais calor do sol. O levantamento analisou 56.048 registros de características das plantas e 117 sítios de pesquisa de vegetação espalhados pelo bioma.

“Esse é um estudo importante que deve ajudar a melhorar as projeções de mudanças nos ecossistemas de tundra com o aquecimento climático”, afirmou o especialista em mudanças climáticas da ONU Meio Ambiente, Niklas Hagelberg.


Via ONU Brasil. | Foto de capa: Flickr (CC)/Jason Ahrns

Nenhum comentário: