quinta-feira, 18 de outubro de 2018

O Estado de S. Paulo – Estatal chinesa CNPC fica com 20% do Comperj

O Estado de S. Paulo – Estatal chinesa CNPC fica com 20% do Comperj


Petrobrás terá 80% da joint venture, que foi criada com o objetivo de concluir as obras da refinaria e operá-la

Denise Luna / RIO

Após um ano de estudos, a Petrobrás e a estatal chinesa CNPC definiram o modelo que vai colocar em prática um acordo feito em julho do ano passado para a retomada das obras do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). Os chineses ficarão com 20% da refinaria, e a Petrobrás com 80%.

A mesma proporção na gestão será replicada em outra joint venture para exploração e produção de petróleo na Bacia de Campos. Nessa área, os campos estão com produção decadente apesar de ainda figurarem entre os 10 maiores campos produtores de petróleo do Brasil. “Com a assinatura do Acordo Integrado, avançamos significativamente na parceria estratégica com a CNPC para concluir a refinaria do Comperj e implementar um projeto consistente para revitalização do campo de Marlim”, disse Ivan Monteiro, presidente da Petrobrás.

Em 2010, Marlim Sul, Marlim e Marlim Leste – na Bacia de Campos – estavam entre os maiores produtores de petróleo do País, posição que foi “roubada” pelos campos do pré-sal. Com a revitalização que será realizada pelas duas petroleiras, os campos terão sua vida prolongada e a produção aumentada. Hoje, esses campos produzem a metade do que produziam há oito anos.

De acordo com a Petrobrás, a partir de agora, serão desenvolvidos estudos de viabilidade para avaliação técnica do estado atual do Comperj, uma das obras mais afetadas pela operação Lava Jato, e que teve sua construção paralisada em 2015 com 80% do projeto pronto. Além de atrasos nos cronogramas, suspeitas de sobrepreço nos contratos com construtoras fizeram a estatal ter uma perda bilionária com o empreendimento. Segundo o Tribunal de Contas da União (TCU), as perdas chegaram a US$ 12,5 bilhões.

A parceria com a CNPC inclui também a estimativa dos investimentos necessários à conclusão da refinaria e sua avaliação econômica, que serão conduzidas por um time de especialistas de ambas as empresas e consultores externos, informou a estatal brasileira.

A Petrobrás e a CNPC se uniram pela primeira vez no leilão do campo de Libra, primeira oferta na região do pré-sal pelo governo brasileiro, quando formaram o único consórcio que participou da disputa, em 2013. O consórcio era integrado também pela Shell, Total e a chinesa CNOOC. Em 2017, as duas firmaram um Memorando de Entendimento para avaliar oportunidades no Brasil e no exterior.

Em março, a Petrobrás escolheu outra chinesa – a Shandong Kerui Petroleum – para construir a Unidade de Processamento de Gás Natural do Comperj, unidade fundamental para a produção do pré-sal.

Nenhum comentário: