O SAMAE esclarece sobre o combate ao escorpião amarelo
Crédito da imagem: http://portalsaude.saude.gov.br
O SAMAE de Jussara procurando auxiliar no trabalho de prevenção e cuidado com escorpiões e outros animais peçonhentos, bem como conscientizar a todos os jussarenses para que sejam minimizados os casos de acidentes, que podem ocasionar óbitos, repassa abaixo algumas informações importantes:
1. De acordo com informações obtidas do Instituto Vital Brazil, “Os escorpiões procuram alimento durante a noite e, frequentemente, penetram nas residências humanas, onde se instalam sem serem notados, pois durante o dia "desaparecem" em esconderijos escuros e úmidos. Para capturar alimento e para defesa utilizam-se do ferrão venenoso. Os escorpiões se proliferam sob pedras, frestas de pedras e barrancos, debaixo de cascas de árvores, em paredes e muros mal rebocados, madeira empilhada, entulhos, caixas de gordura, ralos, forros, etc. Gostam muito de umidade, pouca luz e insetos em abundância (principalmente baratas)”.
Entre as medidas de prevenção citadas pelo referido e renomado instituto/laboratório público do Rio de janeiro, destacam-se: “Manter jardins e quintais limpos; evitar o acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico, material de construção nas proximidades das casas; evitar secar roupas no chão ou em cercas e muros. Evitar folhagens densas (plantas ornamentais, trepadeiras, arbusto, bananeiras e outras) junto a paredes e muros das casas; manter a grama aparada; limpar periodicamente os terrenos baldios vizinhos, pelo menos, numa faixa de um a dois metros junto das casas; Sacudir roupas e sapatos antes de usá-los, pois os escorpiões podem se esconder neles e picar ao serem comprimidos contra o corpo; combater a proliferação de insetos, para evitar o aparecimento de escorpiões que deles se alimentam; verificar a presença de escorpiões em hortifrutigranjeiros e outros produtos; Vedar frestas e buracos em paredes, ralos, assoalhos e vãos entre o forro e paredes para impedir o trânsito de escorpiões pela residência. (http://www.ivb.rj.gov.br/escorpioes.html)
2. Complementando citamos ainda, os seguintes cuidados: usar telas ou manter fechados os ralos de pias, tanques e banheiros; Proteger as soleiras das portas com borrachas ou sacos de areia; Eliminar as frestas nas paredes, muros, pisos, tetos, janelas e portas; Evitar o acúmulo de entulhos e lixo; Fazer dedetização interna contra as baratas, pois elas são o alimento preferido do escorpião; Manter limpas e vedadas as caixas de gordura, esgoto e de rede elétrica e telefônica, pois os escorpiões podem entrar e sair através de frestas nestas caixas; Se possível, não matar as lagartixas, pois elas são inimigas naturais do escorpião. Portanto, deve-se manter os materiais de construção, madeiras, lajotas, telhas e outros, que ainda terão alguma serventia, devidamente empilhados e cobertos, aplicando-se cal virgem em pó, em pequenas camadas, pois assim evita-se a proliferação de todos os tipos de insetos e vetores. Para limpar os quintais, a prefeitura disponibiliza as carretas, para recolhimento dos entulhos e freqüentemente realiza arrastões de limpeza, onde o proprietário tem a oportunidade de dispor todo tipo de lixo inservível de seu quintal. O controle de Escorpiões é muito importante, pois, evita acidentes com picadas que podem ocasionar dor local intensa, sudorese, vômitos e vermelhidão no local da picada.
3. Esclarecemos ainda, que na zona urbana de Jussara, muitos escorpiões têm sido encontrados em casas onde ainda não tem ligação da residência com a rede de esgotos do SAMAE; também são encontrados principalmente em casas de madeira, ou que tenham assoalho de madeira, bem como em entulhos e restos de madeira e construção.
4. Todos os cuidados para evitar a proliferação do escorpião, acabam tendo relação direta no controle da proliferação de outros vetores e pragas urbanas, como é o caso do mosquito da dengue, mosquito transmissor da Leishmaniose, caramujo africano, aranha marrom, ratos, baratas, moscas entre outros.
Pede-se que mantenha as caixas de gordura e caixas de passagem devidamente lacradas, pois onde adentram as baratas, também adentra o escorpião, que vai se alimentar das mesmas. No momento da volta, o escorpião pode retornar através da tubulação do banheiro ou pia da cozinha.
O SAMAE tem procurado fazer a dedetização da rede de esgotos nos meses mais quentes do ano. Porém como forma de auxiliar no combate as baratas, vai efetuar a dedetização com fumacê, ainda nomes de setembro.
A solução do problema passa prioritariamente pela adesão e participação de todos os agentes públicos e por cada membro de nossa comunidade. Assim como acontece como combate a dengue, a união de todos propiciará o controle e eliminação dos escorpiões.
Fontes:
Instituto Vital Brazil | Escorpiões, Animais Peçonhentos
SAMAE
Nenhum comentário:
Postar um comentário