Vitória! Grupo Carrefour Brasil se compromete a melhorar a
vida dos porcos
13/01/2020
A rede varejista é a primeira no Brasil a adotar altos
níveis de bem-estar animal em sua política de fornecedores
Após quase dois anos de trabalho e negociações, o Grupo
Carrefour Brasil assumiu nosso compromisso de melhorar a vida dos porcos.
O anúncio, feito na última sexta-feira (10), é uma grande
vitória para os animais - que foi possível graças ao apoio dos mais de 92
mil brasileiros que assinaram nossa petição e exigiram mudanças pelo
bem-estar dos porcos.
As melhorias serão aplicadas a todos os fornecedores de
carne suína in natura (não processada) da marca própria Carrefour, que
representa 74% de toda a carne de porco comercializada em seus
açougues. Para os produtos de outras marcas, a rede anunciou que também
cobrará melhorias.
De acordo com a nova política, o Grupo Carrefour Brasil só
comprará carne suína in natura de fornecedores que:
- garantam que as porcas passem o período de gestação em grupo e não mais do que 28 dias em gaiolas. Essa mudança deverá ser feita até 2022;
- não usem o corte de orelha (mossa) como forma de identificação dos animais. Assim como no caso da gestação coletiva, os fornecedores terão dois anos para abolir a mossa;
- adotem a castração por vacina (imunocastração) ao invés da castração cirúrgica. A imunocastração deverá ser implementada até 2025;
- utilizem o corte ou desgaste dos dentes dos animais somente em casos de extrema necessidade, como quando alguns animais apresentarem comportamentos agressivos;
- investem, de forma contínua, em ambientes mais interativos para os animais, que simulam situações que ocorreriam na natureza.
A rede também se comprometeu a realizar estudos e testes com
seus fornecedores para encontrar uma solução para a prática do corte de cauda
dos porcos.
Apenas o começo
O Carrefour Brasil foi é a primeira grande rede
varejista a atender nossos pedidos para mudar a vida dos porcos.
Desde 2017, nossa campanha “Mude a vida dos porcos”
pede aos supermercados que:
- substituam a gestação em gaiolas por gestação coletiva em ambientes com enriquecimento ambiental até 2028;
- disponibilizem materiais e condições que permitam que os animais expressem seu comportamento natural até 2028;
- eliminem mutilações dolorosas até 2028;
- eliminem gaiolas para as porcas mãe durante o parto e a amamentação até 2035.
Ainda há muito a ser feito. Queremos que outras empresas do
setor, como o Grupo Pão de Açúcar, sigam o exemplo do Grupo Carrefour
Brasil e priorizem o bem-estar dos animais em suas políticas de fornecedores.
Em 2020, continuaremos pressionando os supermercados para
que os animais não sejam esquecidos.
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