quarta-feira, 23 de setembro de 2020

IPAM estreia na BPBES com matéria que explica as queimadas em 10 pontos

 IPAM

IPAM estreia na BPBES com matéria que explica as queimadas em 10 pontos

10.09.2020Notícias
daisy photographed from below

O IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) acaba de ser incluído na parceria entre o Jornal Nexo e a Plataforma Brasileira de Biodiversidade (BPBES, na sigla em inglês), iniciativa que tem por objetivo produzir sínteses do melhor conhecimento disponível sobre as temáticas da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos e suas relações com o bem-estar humano, com foco nos biomas continentais do Brasil e no costeiro-marinho.

A estreia do IPAM na plataforma foi marcada pela matéria “As queimadas na Amazônia explicadas em 10 pontos”, escrita pela pesquisadora do Instituto, Ludmila Rattis. A bióloga, que é doutora em ecologia pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) agora integra o grupo independente da BPBES formado por cerca de 120 autores, dentre professores universitários, pesquisadores, gestores ambientais e/ou tomadores de decisão.

No texto, Rattis explica dez pontos importantes sobre as queimadas na Amazônia, como o que exatamente está queimando, qual a relação entre fogo e desmatamento, os impactos dos incêndios para a saúde, dentre outros.

Confira a matéria completa no site do Nexo Jornal.

Nenhum comentário: