Deita fora máscaras descartáveis sem cortar o elástico?
Não é apenas o ser humano que está a ter consequências negativas com a pandemia da Covid-19, mas também o meio ambiente. Uma pequena ação pode ser uma grande ajuda. Saiba como e porquê.
17 Setembro 2020
O mundo está a viver uma nova e difícil realidade. Desde o início da pandemia do novo coronavírus, que já matou mais de 915 mil pessoas e já infectou 28,5 milhões, a procura por máscaras e luvas tem aumentado. Porém, não é apenas o ser humano que está a sofrer com este vírus. O ambiente também está a ser afetado por uma razão diferente.
Muitas pessoas estão a colocar máscaras descartáveis no lixo de forma incorrecta e prejudicial para o ambiente, especialmente para os animais. Os elásticos podem ficar emaranhados nas patas de aves marinhas, sendo por isso importante cortar os elásticos antes de descartar a máscara. Além das aves, também outros animais marinhos podem ficar presos e não poderão movimentar-se, levando a uma morte lenta e dolorosa.
É importante colocar as máscaras no lixo e não deixá-las no chão porque além de estar a fazer lixo, já houve incidentes em que pássaros ficaram com o elástico preso no pescoço e acabaram por morrer por falta de ar.
A pensar em toda esta situação, um casal de ilustradores, Sara e Dan, da marca Swon Studios, criaram uma imagem apelativa e representativa daquilo que é o correto a fazer para evitar estas situações. O recomendado (para proteger o meio ambiente) é usar máscaras reutilizáveis, mas a não ser possível, esta pequena ação pode ser uma grande ajuda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário