Tecnologia e Meio Ambiente: Inovações com propostas sustentáveis
Tecnologia e Meio Ambiente: Inovações com propostas sustentáveis
A união da tecnologia e meio ambiente é fundamental para o desenvolvimento de inovações com propostas sustentáveis, impactando diretamente no futuro da humanidade.
Estabelecer cidades e comunidades sustentáveis é um dos objetivos de desenvolvimento da ONU e a tecnologia é uma importante aliada para atingir essa meta. A tecnologia e o meio ambiente andam juntos quando pensamos em futuro para humanidade e inovações com propostas sustentáveis são cada vez mais discutidas pela sociedade.
Anualmente, dezenas de produtos e ferramentas são desenvolvidas para que o mundo consiga utilizar os recursos naturais com cuidado, repondo aquilo que utilizou, para que a demanda não prejudique ainda mais a natureza.
Na esteira de inovações, é possível se deparar com conceitos que vão de casas inteligentes à redução da velocidade em que a obsolescência acomete nossos equipamentos, ideias que mostram que a tecnologia pode ser fundamental para cuidar do planeta.
Menos velocidade na obsolescência
Quando o documentário “A Conspiração da Lâmpada” foi lançado, em 2010, o grande público descobriu uma forma de trabalho utilizada em milhares de indústrias: a criação de produtos que são feitos para estragar.
O ramo da tecnologia se mostrou um dos principais agentes da chamada obsolescência programada e o documentário serviu como um incentivo para que as relações de consumo mudassem – tanto da parte das indústrias quanto dos consumidores.
Assim, várias empresas passaram a estudar formas de aproveitar ao máximo os produtos, seja aumentando a vida útil, reaproveitando materiais ou criando soluções digitais para problemas comuns.
Um exemplo está no cartão SD, um pequeno dispositivo que é utilizado como memória de smartphones, câmeras e outros periféricos. Sua estrutura frágil fazia com que ele fosse facilmente danificado, além de casos em que o cartão se corrompia e perdia os dados salvos.
Assim, desenvolvedoras como o Recoverit criaram formas para realizar a recuperação de SD. Ao recuperar fotos do cartão de memória, o usuário pode formatar o dispositivo, mantendo os arquivos que deseja e reaproveitando o cartão para usos posteriores.
Imagem: Recoverit
Na prática, significa que o usuário ganha a possibilidade de resgatar os arquivos deletados, enquanto o dispositivo ganha uma vida útil maior, o que impacta na cadeia de produção ao diminuir a demanda por ter um melhor aproveitamento.
Avanço da energia limpa
Além da tecnologia ser aplicada em ferramentas que facilitam a nossa vida e aumentam a utilidade de um produto, ela é usada para o desenvolvimento de novidades que conseguem atingir uma grande parcela da população com mais rapidez.
Este é o caso da geração de energia limpa, que tem sido cada vez mais discutida por governos de vários países do mundo.
A energia limpa é aquela gerada por fontes renováveis, o que faz com que poluentes não sejam lançados na atmosfera. O Brasil é um dos países com maior produção de energia limpa do mundo, uma vez que consegue aproveitar recursos como as águas e o vento.
Entretanto, essa não é a realidade de muitas nações, que ainda dependem da queima de combustíveis fósseis para ter eletricidade. Com a tecnologia, esse quadro deve mudar.
Muitos governos estudam formas de produzir energia sem o uso de combustíveis fósseis, mesmo em locais em que as fontes renováveis não são tão variadas quanto o Brasil.
Além disso, a sociedade está cada vez mais envolvida no debate e consciente de suas escolhas. Painéis solares ultra sensíveis já são instalados em casas para que uma família consiga gerar sua própria energia.
Imagem: Freepik
Casas inteligentes
A procura da sociedade por meios de colaborar com os cuidados com a natureza fez com que inovações com propostas sustentáveis chegassem aos lares de milhares de famílias, como o conceito de casa inteligente.
Uma casa inteligente é aquela que conta com uma série de soluções integradas, que utilizam a tecnologia da informação para seu funcionamento. Alguns exemplos são as lâmpadas e eletrodomésticos que podem ser desligados, à distância, pelo smartphone.
Outras ideias interessantes são as tomadas capazes de reduzir o consumo de energia elétrica e até chuveiros que liberam a água somente em alguns momentos do banho.
A demanda por esse tipo de tecnologia residencial é tão alta que as projeções indicam um faturamento de mais de US$291 milhões em 2021.
Inovações com propostas sustentáveis
Quando a sociedade como um todo, com governantes e a população, discutem formas de proteger a natureza, a indústria se molda para atender a demanda, unindo tecnologia e meio ambiente.
Com as inovações com propostas sustentáveis todos saem ganhando e percebemos que é possível ter um consumo cada vez mais consciente e equilibrado. Uma ótima forma de cuidar dos recursos para um futuro melhor para a humanidade.
in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 19/02/2021
Nenhum comentário:
Postar um comentário