quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

Enrolada em rede de pesca, baleia de espécie em risco de extinção, provavelmente morrerá

 


Enrolada em rede de pesca, baleia de espécie em risco de extinção, provavelmente morrerá

Enrolada em rede de pesca, baleia de espécie em risco de extinção, provavelmente morrerá

baleia-franca do Atlântico Norte é um gigante dos oceanos. Pode pesar mais de 60 toneladas e medir até 20 metros. Sua expectativa de vida gira em torno dos 70 anos. No entanto, biólogos têm percebido que esses cetáceos vivem agora bem menos tempo. De acordo com especialistas da Agência Nacional de Oceano e Atmosfera dos Estados Unidos (NOAA), essa redução da expectativa de vida se deve à mortalidade causada pelo homem. Um triste exemplo disso é uma baleia da espécie, de apenas 4 anos, que provavelmente morrerá porque está enrolada em apetrechos de pesca.

A fêmea foi avistada na primeira semana de janeiro, na costa do estado da Carolina do Norte. Havia várias voltas de fios de redes de pesca ao redor de sua boca e da cauda e em algumas outras partes do corpo.

Através de suas características físicas, os biólogos conseguiram identificar a baleia. Era #4904, que em maio do ano passado, tinha sido avistada na Baía de Massachusetts, e na época, não estava emaranhada.

As imagens aéreas obtidas recentemente mostram que as redes provocaram várias lesões no animal e em sua cabeça há crustáceos parasitas. Infelizmente, acredita-se que ela provavelmente não resistirá aos ferimentos e morrerá.

Desde 2017, quase 100 baleias-francas do Atlântico Norte já morreram vítimas de colisões com embarcações ou presas em redes de pesca.

“Esta é mais uma má notícia para esta espécie que sofre há muitos anos de proteção ineficaz. Ouvir que há outro emaranhado é frustrante, porque sabemos que é preciso fazer mais”, disse Gib Brogan, diretor de campanha da organização Oceana, em entrevista à CNN International.

Estima-se que restem apenas 350 baleias-francas do Atlântico Norte ainda vivas e que menos de 100 sejam fêmeas em idade de reprodução.

Em dezembro, escrevi sobre outra história muito parecida. Biólogos acompanhavamm apreensivos Snow Cone, uma baleia da mesma espéice, que mesmo presa numa rede de pesca, teve um filhote.

As fêmeas dão à luz a um único filhote após um ano de gestação. Apesar do intervalo entre o nascimento dos filhotes ser em média de três anos, mais recentemente os biólogos têm observado que esse tempo passou para seis a dez anos. Isso porque qualquer tipo de estresse pode afetar a saúde das baleias e seu processo reprodutivo.

Leia também:

https://conexaoplaneta.com.br/blog/enrolada-em-rede-de-pesca-baleia-de-especie-em-risco-de-extincao-provavelmente-morrera/#fechar


Polícia Ambiental de Santa Catarina é cobrada sobre fiscalização de redes de pescas ilegais após a morte de diversas baleias emalhadas
Baleia enrolada em redes de pesca aparece morta em Santa Catarina, elevando número de casos para dez desde o começo do ano

Foto de abertura: Clearwater Marine Aquarium Research Institute, taken under NOAA permit #20556-01.

Nenhum comentário: