Nascem quatro filhotes de guepardos na Índia: os primeiros em vida livre após 70 anos de extinção
Em meados do ano passado, guepardos vindos da África foram reintroduzidos num parque nacional da Índia. A soltura fez parte de um grande projeto do governo para, depois de mais de sete décadas de extinção, trazer de volta esses felinos para as florestas do país.
Inicialmente foram soltos oito guepardos trazidos da Namíbia no Parque Nacional de Kuno-Palpur, no estado de Madhya Pradesh. No mês passado, mais 12 indivíduos chegaram ao local vindos da África do Sul.
E recentemente, para surpresa de todos, descobriu-se que uma das fêmeas, Siyaya, proveniente da primeira leva, de setembro de 2022, deu à luz a quatro filhotes. É a primeira vez, desde 1952, que se registra o nascimento de animais da espécie em vida livre.
“Parabenizo toda a equipe do Projeto Guepardo por seus esforços incansáveis em trazer de volta os guepardos para a Índia e por corrigir um erro ecológico cometido no passado”, escreveu o ministro do Meio Ambiente Bhupender Yadav, ao anunciar a boa nova em seu perfil no Twitter.
A notícia foi dada, entretanto, dois dias após ter sido relatada a morte de uma fêmea no parque. Segundo os veterinários, ela também era originária da Namíbia e teria tido problemas no fígado.
O guepardo (Acinonyx jubatus) é o mamífero terrestre mais rápido da natureza. Pode atingir uma velocidade de 110 km/hora em apenas três segundos. Apesar de sua agilidade sem igual no mundo animal, ele corre risco de desaparecer do planeta.
No passado, os guepardos eram avistados na África e também costumavam vagar pela Península Arábica e pela Índia central. No entanto, sua população foi reduzida na maior parte do continente africano e agora pode ser encontrada habitando apenas 10% de sua área histórica.
Atualmente estima-se que sejam 7 mil indivíduos na vida selvagem – na África do Sul, Botsuana e Namíbia. Já o guepardo asiático só resta no Irã e são aproximadamente 50 animais.
Os guepardos
Parentes próximos do gato-mourisco e do puma, os guepardos são mamíferos carnívoros. Existem no mundo cinco subespécies deles conhecidas pela ciência, pertencentes ao gênero Acinonyx. Todas elas são classificadas como “vulneráveis” à extinção pela IUCN.
Esses animais caçam uma grande variedade de presas, geralmente espécies de pequeno a médio porte, que incluem gazelas e impalas. Mas quando estão em grupo, os machos se aventuram em presas muito maiores. Além disso, também podem atacar pássaros que vivem no solo e pequenos mamíferos, como lebres.
Diferentemente de outros predadores africanos, os guepardos não consomem restos de carcaças. Consomem a carne rapidamente e as abandonam.
Os guepardos preferem caçar durante o dia
Fonte: WWF-UK (trecho “Os Guepardos)
*Com informações do site BBC Internacional
Leia também:
Morre filhote de guepardo no Irã, onde restam cerca de 50 desses animais
Foto de abertura: reprodução vídeo Twitter Bhupender Yad
Nenhum comentário:
Postar um comentário