sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Vitória ! Governador do DF veta PL que reconhecia vaquejada como esporte.


O PL 225/2015 , de autoria do Deputado Distrital Juarezão, buscava o  reconhecimento da Vaquejada como modalidade esportiva no âmbito do Distrito Federal. 

A lei tramitou  e foi aprovada de modo relâmpago na Câmara Legislativa do Distrito Federal a despeito das manifestações em contrário em Audiência Pública, realizada em 15/05/15,  quando sociedade civil, representada à mesa pelos grupos ProAnima e FALA, e os órgãos ambientais do Governo Federal e Distrital , IBAMA, SEMA e IBRAM foram unânimes em concluir que a vaquejada implica necessariamente em maus tratos e portanto fere a ética e nossa legislação ambiental.

Após a  aprovação do PL na sessão final do semestre passado na CLDF, iniciou-se intensa campanha de mobilização pelo seu veto, incluindo abaixo-assinado, mensagens ao Governador, e moção do Comitê Interinstitcional da Politica Distrital para os Animais (CIPDA) , cobrando do Governador Rodrigo Rollemberg a coerência com os seus compromissos de campanha, que incluem o fim de espetáculos que envolvem crueldade animal no DF.


Nós, da ProAnima, estamos felizes com a vitória e trabalhando também para que, em nível nacional, o STF reconheça a inconstitucionalidade da Vaquejada, sendo atualmente julgada pela por meio da ADIN 4983.

Conjuntamente com o Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, estamos visitando todos os gabinetes do Supremo levando laudos técnicos e vídeos que mostram que não há vaquejada sem crueldade.

Queremos uma sociedade que diga não à celebração da crueldade. 

Escreva aos gabinetes dos Ministros do STF pela INCONSTITUCIONALIDADE  das vaquejadas.

gabineteedsonfachin@stf.jus.br


Resultado de imagen para VAQUEJADAS PROIBIÇÃO

Nenhum comentário: