sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Êba!!!!;DDD!Aprovado por unanimidade, Projeto de Lei que proíbe Puxada de Cavalos em Santa Catarina






Florianópolis, 15/10/2015 – Valeu pela mobilização de ativistas, organizações não governamentais e entidades de proteção animal. A Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou, por unanimidade, nesta quarta-feira, 14, o Projeto de Lei que proíbe a realização de Puxadas de Cavalo no estado.
 alt

O PL 0117.2/2011, de autoria da deputada Ana Paula Lima, segue agora para o governador Raimundo Colombo, que têm 30 dias para sancionar ou vetar, a partir do recebimento em gabinete. "É importante, neste momento, que os ativistas continuem na luta, pressionando para que o projeto seja sancionado e se garanta, por lei, o fim desta crueldade contra nossos animais”, destacou a parlamentar.

A aprovação do projeto de lei emocionou ativistas de proteção animal presentes na Assembleia Legislativa, na quarta-feira, 14, algumas delas agredidas em Pomerode, em 2010, durante manifesto contra a realização de mais uma edição da Puxada de Cavalos no município. Representantes da Aprablu e Hachi ONG, de Blumenau, Ama Bichos, de Pomerode, Acapra, de Florianópolis, e da Pró-Bichos, de Navegantes, além da Sociedade Vegetariana Brasileira e da Comissão dos Direitos Animais da OAB SC, prestigiaram a votação da matéria.

"Considero a aprovação unânime do projeto na Assembleia Legislativa uma grande vitória para o ativismo de proteção em defesa animal em Santa Catarina e no Brasil. Isso mostra que o movimento é forte e tem sensibilizado nossos parlamentares e a sociedade em geral. A gente espera que esta seja a primeira lei de proteção aos direitos animais de muitas outras que virão pela frente”, disse Evelin Huscher, da Aprablu – Associação de Proteção Animal de Blumenau.

"Hoje, após a vitória por unanimidade na Assembleia, foi como se um daqueles sacos de areia tivesse sido tirado das minhas costas. Pensei nos cavalos e continuarei pensando, a luta não acabou. Essa etapa foi vencida e o agradecimento vai para a deputada Ana Paula Lima que tem a coragem de apresentar e defender a causa”, disse Heike Weege, da AMA Bichos.

Puxada – Além de proibir a realização da competição conhecida por Puxada de Cavalos, o projeto de lei da deputada Ana Paula Lima prevê multa de R$ 50 mil para o não cumprimento da lei, valor dobrado em caso de reincidência e assim sucessivamente. 

A Puxada de Cavalos é uma competição que obriga uma parelha de cavalos a arrastar uma carreta conhecida por "Zorra", sem rodas, com sacos de areia cujo peso total varia de 1.000 a 2.500 kg por um percurso de 24 metros em uma pista improvisada com lama. O esforço físico exagerado imposto aos animais leva a um quadro de exaustão e destruição da estrutura muscular, insuficiência renal e sofrimento orgânico que pode culminar na morte dos animais. 

Prática tradicional em municípios do Médio Vale do Itajaí, a Puxada de Cavalos ficou conhecida nacionalmente após a agressão sofrida por ativistas de proteção animal em abril de 2010, contra a realização da competição, em Pomerode. O evento, organizado pelo Clube do Cavalo de Pomerode, reunia 25 participantes, 60 animais e era assistido por cerca de 200 pessoas. Dessas, cerca de 40 atacaram o grupo de 13 manifestantes, ativistas da AMA Bichos (Pomerode), Aprablu (Blumenau), Ecosul (Florianópolis) e OBA Floripa (Fpolis). 

Atenciosamente,
Irene Huscher 

Nenhum comentário: