domingo, 1 de novembro de 2015

"Notícia ruim”: Crise deve se agravar após GDF anunciar atraso do 13º



Crise do GDF


“Do GDF só vem notícia ruim”

Por Millena Lopes e Francisco Dutra-Jornal de Brasília - 30/10/2015 - 09:42:06
A crise entre o Governo do DF e os servidores públicos deve se agravar com o anúncio de que, pelo quarto mês seguido, o pagamento do 13º salário dos trabalhadores vai atrasar. Segundo a Secretaria de Fazenda, o pagamento previsto para o quinto dia útil de novembro deve ser feito somente no dia 15 de novembro, que, além de feriado nacional, cairá em um domingo. ...

O atraso afetará 7.918 servidores aniversariantes e envolve no total R$ 107.739.960,04. De acordo com a pasta, o governo sofreu uma frustração da receita. Por outro lado, a pagamento dos salários continua mantido para o quinto dia útil.

O governador Rodrigo Rollemberg havia dito que, com o remanejamento de recursos do Iprev, seria possível pagar todos os salários e benefícios em dia, até o fim do ano. O presidente do Sindireta, Ibrahim Yusef, anunciou que o sindicato deve entrar com uma medida judicial, para que o governo cumpra com o que prometeu.

“O governo está, mais uma vez, descumprindo a palavra dele. Todo dia é uma conversa. Cada dia um posicionamento diferente”, argumentou o sindicalista.

Ele pondera que a notícia frustra os servidores, que já se programaram para receber os salários e ficam sabendo do atraso às vésperas do dia do pagamento. “Do GDF só vem notícia ruim”, resumiu Yusef.

A Lei Complementar 840/2011 estabelece que os servidores efetivos devem receber o 13º junto com o salário do mês de aniversário. Os comissionados são pagos no dia 20 de dezembro de cada ano.

Quando o governador Rodrigo Rollemberg tomou posse, os servidores aniversariantes de dezembro estavam sem receber o 13º salário.

Depois que Rollemberg assumiu o Buriti, a nova gestão já atrasou o pagamento do benefício outras três vezes. Os aniversariantes de julho, agosto e setembro também não receberam os benefícios no quinto dia útil do mês subsequente, conforme estabelece a lei.

Nenhum comentário: