segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Batter e Platini são banidos do futebol por oito anos

Diário do Poder
Corrupção no futebol

Blatter pagou suborno para Platini não concorrer contra ele
Publicado: 21 de dezembro de 2015 às 08:34


Joseph Blatter anunciou que vai recorrer da decisão.
Os ex-presidentes da Fifa Joseph Blatter e da Uefa, Michel Platini, foram banidos do futebol por oito anos, segundo decidiu o comitê de ética da entidade, e entrouemvigor imediatamente. A razão alegada é o fato de Blatter haver pago a Platini R$ 8 milhões por uma "consultoria", realizada no início dos anos 2000, interpretada como propina para que o presidente da Uefa não disputasse a presidência da Fifa. O Comitê de Ética não aceitou os esclarecimentos dos dois e decretou a suspensão. 
  Blatter concedeu coletiva em Zurique, nesta segunda-feira )21), tão logo a punição foi divulgada, pedindo desculpas pelo desenrolar do caso e anunciando que vai apelar no Tribunal Arbitral do Esporte (TAS).

O Comitê não conseguiu evidências concretas para enquadrar Blatter no artigo 21, parágrafo 1, do Código de Ética da Fifa (suborno e corrupção). Porém, o dirigente não escapou da punição por ter ferido o artigo 20, parágrafo 1 (oferta e aceitação de presentes e outros benefícios).

Blatter ainda violou outros artigos do Código de Ética, o 19, parágrados 1, 2 e 3 (conflito de interesses), o 13 (regras gerais de conduta) e o 15 (lealdade). Ainda será obrigado a pagar uma multa de R$ 200 mil.

- As ações do Sr. Blatter não demonstraram compromisso com atitude ética, deixando de respeitar todas as leis e regulamentações aplicáveis. Demonstrou execução abusiva de sua posição como presidente da Fifa - diz o comunicado da Fifa.

Nenhum comentário: